Contrato para compra de 39 milhões de doses da Sputnik V será celebrado hoje (12/03)

O Consórcio Nordeste já havia celebrado um contrato de opção de compra dessas doses, que será transformado em contrato firme

Os integrantes do Fórum dos Governadores do Nordeste participaram, nessa quinta-feira (11/03), de reunião remota com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, onde acertaram para esta sexta-feira (12/03) a celebração de contrato para compra de 39 milhões de doses da vacina Sputnik V para o Programa Nacional de Imunização.

Foto: Ascom/Governo do PiauíO governador do Piauí, Wellington Dias, em reunião com o Fórum dos Governadores
O governador do Piauí, Wellington Dias, em reunião com o Fórum dos Governadores

O negócio será firmado entre o Ministério da Saúde, o Fundo Soberano da Rússia e a União Química, produtora do imunizante. O Consórcio Nordeste já havia celebrado um contrato de opção de compra dessas doses, que será transformado em contrato firme.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamentou, nessa quinta-feira (11/03), a importação temporária de medicamentos e de vacinas contra a COVID-19 sem registro ou autorização de uso emergencial.

De acordo com o governador do Piauí, Wellington Dias, que preside o Consórcio Nordeste, a decisão da Anvisa vai permitir que novos imunizantes sejam comprados. “Com base nessa compra e nesses entendimentos, será possível ter vacina para os brasileiros”, disse Dias.

O presidente do Consórcio Nordeste explica ainda que a dose da vacina será comprada a 9,95 dólares e devem ser entregues até julho.

“O ministro da Saúde se prontificou na compra pelo SUS, dentro do Plano Nacional de Imunização e, a partir dessa sexta-feira, teremos a formalização do contrato. Vacina para todo o Brasil, para todos os municípios do Brasil”, comemorou o governador.

Wellington Dias destacou ainda que a vacina já está sendo usada e com bom resultado na imunização em 39 países do mundo e imuniza inclusive para variantes já testadas.

Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí

Comentários