Consulta de saldo de dinheiro esquecido em bancos começa nesta segunda-feira (07)

Nesta primeira semana, somente pessoas que nasceram antes de 1968 ou empresas criadas anteriormente à data em questão poderão consultar a quantia a receber

Nesta segunda-feira (07/03), o Banco Central (BC) dá início à consulta dos valores para aqueles que têm “dinheiro esquecido” em bancos ou instituições financeiras, comunicados pelo Sistema Valores a Receber (SVR).

Foto: Marcello Casal Jr.Governo agora estuda pagar duas parcelas adicionais de R$ 100 para os beneficiários do Auxílio Brasil
BC inicia consulta de saldo de dinheiro esquecido em bancos 

Neste primeiro momento, somente pessoas que nasceram antes de 1968 ou que criaram empresas anteriormente a esse ano vão poder conferir o saldo disponível para resgate.

Conforme antecipado pelo BC, a primeira fase para a consulta dos valores vai de 7 a11 de março. Ela contempla a faixa-etária de pessoas e empresas com mais de 53 anos. Cada um destes usuários, ao verificar se tinha dinheiro a receber e confirmar seu status, recebeu uma data para retorno.

Após retornar ao site do Sistema Valores a Receber no dia informado, será possível saber o montante “esquecido” e solicitar a transferência para uma conta ativa. A partir da semana seguinte, será a vez daqueles que nasceram entre 1968 e 1983 realizarem a consulta e, uma semana depois, os demais usuários com dinheiro esquecido.

Se a consulta não for feita na data e no período informado, será necessário voltar na repescagem, depois do período estabelecido. A repescagem vai ocorrer durante todo o dia, das 4h às 24h, informou o BC.

Caso a pessoa também perca a data da repescagem, ela poderá consultar a quantia disponível e solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28 de março.

O dinheiro permanecerá disponível mesmo nos casos em que o resgate não tenha sido solicitado. E ainda que o usuário não consulte os valores ou peça transferência, isso não afeta o seu direito sobre os recursos a receber.

Segundo o Banco Central, a quantia permanecerá guardada pela instituição financeira em que se encontra até a solicitação do resgate.

O que é consideradodinheiro esquecido?

Segundo a entidade monetária brasileira, o sistema de consulta procura valores que estejam nas seguintes condições:

- Contas correntes ou poupança encerradas com saldo disponível;

- Tarifas cobradas indevidamente, desde que previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;

- Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;

- Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários de cooperativas de crédito;

- Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados;

Fonte: JTNEWS com informações da CNN Brasil

Comentários