Conheça Dr. Pessoa (MDB), prefeito eleito de Teresina (PI)

Esse é o primeiro mandato do médico no comando do poder executivo municipal

José Pessoa Leal, mais conhecido como Dr. Pessoa, é o mais novo prefeito eleito de Teresina (PI), pelo MDB. Esse é o primeiro mandato do médico no comando do poder executivo municipal.

Foto: Elias FonteneleDr. Pessoa, prefeito eleito de Teresina (PI)
Dr. Pessoa, prefeito eleito de Teresina (PI)

Nascido em Água Branca (PI), em 12 de agosto de 1946, José Pessoa é filho dos agricultores Faustino José Leal e Maria Raimunda Leal. De origem humilde, só foi alfabetizado aos 15 anos de idade.

Em 1966, mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar Medicina na Faculdade de Medicina de Teresópolis (UNIFESO), onde especializou-se em Cirurgia Geral, Saúde Pública, Administração Hospitalar e Medicina do Trabalho. O candidato é divorciado, tem 74 anos e três filhos.

No Piauí, foi diretor do serviço de Urgência e Emergência do Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, e diretor do Hospital Satélite, além de exercer outras atividades de ensino como professor. O médico também é professor na Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde coordena o Curso de Emergências Médicas e Cirúrgicas. 

Na área política, Dr. Pessoa foi vereador de Teresina por três mandatos seguidos, entre 2005 e 2016. Em 2014, foi eleito deputado estadual e licenciou-se em 2016 para concorrer ao cargo de prefeito de Teresina mas perdeu o pleito para o atual prefeito Firmino Filho (PSDB), que foi reeleito com 51% dos votos. Em 2018, candidatou-se ao cargo de gorvernador do Piauí, obtendo novamente o segundo lugar.

Fonte: JTNEWS

Comentários