Congresso Nacional derrubará vetos do Presidente da República à Lei de Abuso de Autoridade
Os congressistas dispõem de 30 dias corridos para a apreciação do veto do presidente da República, o qual ocorrerá em sessão conjunta entre Câmara e SenadoConsiderando o resultado da votação [na Câmara dos Deputados] do Projeto de Lei de Abuso de Autoridade, que agora transformou-se em lei, por meio da sanção do presidente da Reública Jair Bolsonaro, ontem (05), é muito difícil que os vetos presidenciais anunciados nessa quinta-feira, sejam mantidos pelo Congresso Nacional.
Embora tenha havido algumas discordâncias acerca da forma como o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), colocou o projeto para ser votado, ou seja, por meio de votação simbólica, pois não houve votação nominal como alguns deputados defendiam, é bem provável que os deputados federais e os senadores da República votem pela derrubada geral do veto de Jair Bolsonaro.
Portanto, o Congresso Nacional dispõe de 30 dias corridos para a apreciação do veto do presidente da República, no caso ora em discussão, a Lei de Abuso de Autoridade [os parlamentares decidirão se votam em conformidade com o veto do Presidente ou em contrariedade a este, derrubando-o integral ou parcialmente].
Assim, de acordo com o art. 57, § 3º, Inciso IV, da Constituição da República de 1988, a sessão será conjunta, isto é, entre deputados federais e senadores, respectivamente, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Veja aqui como se dar a tramitação do veto no Congresso Nacional.
E o que se prevê, é que a maioria esmagadora desses dispositivos vetados pelo Presidente da República, sejam restabelecidos por meio da derrubada do Veto presidencial, pelo Congresso Nacional.
Fonte: JT News
Comentários
Últimas Notícias
-
Esportes
Piauiense Stanley Torres leva a prata no Mundial de Veteranos de Judô
-
Justiça
Chefe de gabinete de Moraes visitou Papuda e viu celas para Bolsonaro
-
Geral
Famílias de crianças com Zika vírus começam a receber pensão vitalícia do Governo do Brasil
-
Política
Relatora Isabel Gallotti vota para cassar chapa de Cláudio Castro no TSE
-
Justiça
Moraes tem audiência com movimentos sociais para discutir megaoperação
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública
Polícia encontra corpos dos dois adolescentes desaparecidos em Timon
-
Saúde
Amamentar com segurança: quando a saúde da mãe exige atenção especial
-
Geral
Família faz vaquinha para custear reabilitação de adolescente baleado no Colégio CPI
-
Justiça
STJ valida "ronda virtual" da Polícia para localizar pornografia infantil
-
Política
TCE-PI multa ex-prefeito Dr. Pessoa e gestores por irregularidades em licitação de veículos para o transporte público