Confira as principais ações da Prefeitura de Teresina contra a COVID-19 nesta semana

Com todas as medidas de combate ao COVID-19, Teresina foi capaz de registrar uma queda na taxa de transmissibilidade do vírus

Ao longo de quatro meses de isolamento social, a Prefeitura Municipal de Teresina tomou diversas medidas de combate ao COVID-19.

Com todas as ações tomadas, Teresina foi capaz de registrar uma queda na taxa de transmissibilidade do vírus. A Prefeitura confirmou que a doença não está mais em expansão na cidade, e que a taxa de transmissão do vírus, o R-zero, está em 0,61.

Foto: Joélia Cantuária/JtnewsPrefeito Firmino Filho determina fechamento de estabelecimento comerciais em Teresina
Prefeito de Teresina Firmino Filho

A informação foi divulgada pelo prefeito da capital, Firmino Filho, na quarta-feira (22). Os dados correspondem aos resultados da 14ª etapa da pesquisa de investigação sorológica, realizada entre os dias 17 a 19 de julho.

No início da semana, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu 1.250 litros de álcool para higienização de mãos e superfícies a serem distribuidos entre as unidades de saúde da capital.

O álcool foi doado na última terça-feira (21) pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI), que produziu o material em parceria com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Na quarta-feira (22), a Prefeitura inaugurou o primeiro Centro de Acolhimento e Isolamento Social (Cais), um espaço com capacidade para acolher até 70 pessoas, adaptado para receber pacientes com sintomas leves da COVID-19.

O centro foi montado na Unidade Escolar Gabriel Ferreira, antigo Anísio Teixeira, no bairro Vermelha, e conta com o apoio de assistentes sociais, cuidadores e acompanhamento médico via telemedicina.

Além disso, a Prefeitura implantou um sistema de comunicação no Hospital Dr. Miguel Couto, no bairro Monte Castelo, que permite o contato, por vídeo, entre equipes da ala COVID e de outras da unidade de saúde, evitando possível contaminação. O recurso também é disponibilizado para que pacientes tenham contato com seus familiares.

"Por meio do nosso sistema de comunicação nós fazemos o acolhimento social, com visitas virtuais do paciente com os seus familiares, informando diariamente à família o boletim com o estado de saúde do paciente. Também estamos sempre interligados com todos os setores, o que nos permite nos atualizar sobre as informações de cada pessoa que está internada, tanto quando estamos no hospital, como em casa.”, afirmou a diretora clínica do Hospital, Ana Tecla.

No final dessa semana, após registrar queda no número de internações por COVID-19 na capital, a FMS resolveu mudar a finalidade do Hospital de Campanha Lar da Fraternidade. O local passará a receber idosos dos abrigos da cidade que estejam com quadro leve da doença e necessitem de isolamento.

Com as medidas restritivas de isolamento tomada pela Prefeitura, Teresina registrou, nessa sexta-feira (24), índice de isolamento social em 41,80%. Entre as capitais, Teresina ficou em segundo lugar, atrás apenas do Rio Branco (AC).

Fonte: JTNEWS

Comentários