Concluída licitação para a construção da nova ponte sobre o rio Poti em Teresina [PI]

A edificação vai ligar o bairro Água Mineral à Universidade Federal do Piauí (UFPI), próximo ao setor de esportes e, ainda não tem data definida para iniciar às obras

A licitação para definir a empresa que ficará responsável pela construção da nova ponte sobre o rio Poti, a "Ponte da Ufpi" em Teresina (PI), já foi concluída pela Central Permanente de Licitações da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema da Prefeitura Municipal de Teresina). 

A empresa vencedora é a TCE Engenharia Ltda., que irá executar o serviço por R$ 31.382.799,43.

Foto: Divulgação Ascom/SDU Centro-norteNova ponte
Nova ponte ligando o bairro água mineral á zona leste de Teresina

O valor estimado da obra era de R$ 38.636.636,08 e, através do certame, que ocorreu na modalidade concorrência, espécie de licitação em que qualquer interessado que comprove possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos pelo Edital para a execução do seu objeto poderá participar. Geralmente essa modalidade é utilizada nas contratações de grande valor.

A Licitação seguiu por completo as regras da Lei 8.666/1993, respeitando também os princípios inerentes ao Ordenamento Jurídico.

A economia para os cofres públicos será de 18%, estima a Prefeitura Municipal de Teresina.

O processo agora retorna para seu órgão de origem, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro-Norte (SDU/Centro-Norte), que fica responsável pela contratação da empresa. O prazo previsto para entrega da obra é de cerca de 14 meses, contados a partir da assinatura da Ordem de Serviço.

A edificação vai ligar o bairro Água Mineral, na altura do balão da Coca-Cola, à Universidade Federal do Piauí (UFPI), próximo ao setor de esportes.  Ela [ponte] vai começar no balão da Duque de Caxias, que dá acesso as avenidas União e Centenário, na Zona Norte da cidade.

A obra trará grande apoio para o desenvolvimento da mobilidade urbana na capital, o futuro da cidade deve ser pensado junto ao planejamento urbano, e a integralização das regiões da cidade.

A nova ponte sobre o rio Poti terá 240 metros de comprimento, quatro faixas de rolamento, com possibilidade de ampliação para mais faixas, vias para ciclistas e pedestres e piso tátil para cadeirantes e deficientes visuais.

A medida adotada contempla bem os moradores da zona norte, principalmente facilitando a vida de estudantes que estão fazendo um curso superior em faculdades ou universidades que se encontram na zona leste da cidade. Mas, também é importante levar em consideração a questão das desapropriações e transtornos causados à população. 

As desapropriações deverão ser feitas com muita cautela e responsabilidade por parte da Prefeitura de Teresina, as indenizações deverão ser pagas a altura da perda do desapropriado e previamente. Vale ressaltar que o mecanismo da desapropriação é legal (do ponto de vista jurídico), sendo inclusive previsto na Constituição da Républica Federativa do Brasil, em seu art 5°, XXIV.

A obra deve atravessar os dois bairros, uma intervenção que será necessária remover famílias. Ao todo serão 42 famílias que  residem na bairro Risoleta Neves e Água Mineral, e que irão sentir o impacto. 

Foto: Divulgação Ascom/SDU Centro-norteSuperintendente
Superintendente da SDU Centro Norte - Weldon Bandeira.

Segundo informações de Weldon Bandeira, superintendente da SDU Centro Norte, repassadas para a redação do JTNews.

"O projeto da ponte foi apresentado aos moradores do bairro Água Mineral, em que foram apontados os impactos sociais e ambientais na região. Para a execução do projeto serão desapropriados 40 imóveis. No início do ano, a SDU Centro Norte se reuniu com as famílias que serão indenizadas ou realocadas para outras casas, que já estão em construção na zona Norte, como por exemplo, no Parque Brasil. As famílias podem escolher entre serem indenizadas ou transferidas para as casas e apartamentos que estão sendo construídas no Residencial Parque Brasil" disse Weldon.

A SDU norte-centro informou ainda que, não há data definida para o ínicio das obras.

"O início da obra depende do parecer da Caixa Econômica, que no momento vai analisar a licitação. Após liberação da Caixa, as obras iniciam. Portanto, não há data definida" concluiu o superitendente.

Fonte: JTNews, com informações da Ascom/SDU Centro-norte

Comentários