Comissão de Prerrogativas: "OAB tem o dever de defender pautas relativas ao exercício da Advocacia"
O debate surgiu após declaração da vereadora Graça Amorim que criticou a OAB por manifestar-se pela derrubada do veto do PL que reajusta o piso salarial dos advogados (as) da FMSNa última terça-feira (05/12), a vereadora Graça Amorim (PP), afirmou que repudia a interferência da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Piauí (OAB-PI). A declaração foi dada após a entidade se manifestar a favor da derrubada do veto de projeto de lei que reajusta o piso salarial dos advogados (as) da Fundação Municipal de Saúde (FMS). A vereadora Graça [que também é advogada] assumiu posição contra sua própria instituição advocatícia ao contrariar interesses de advogados (as), para se garantir ao lado do poder político do Palácio da Cidade.
“Respeito todos os posicionamentos, mas quero repudiar aqui a interferência da OAB-PI mandando parecer para esta Casa, porque muitas vezes a gente convida representante [OAB-PI] para estar aqui em sessões solenes e ela não aparece. Cada um aqui é livre, cada um tem consciência de votar e eu tenho a minha. Eu não vou votar contra a categoria dos advogados”, disse Graça Amorim.
Em resposta, a OAB-PI divulgou Nota de esclarecimento, leia o inteiro teor:
"A Comissão de Prerrogativas da OAB-PI vem a público destacar que a Seccional Piauí tem o dever de se posicionar em demandas relativas ao exercício da advocacia, uma vez que a instituição é a entidade de classe responsável pela defesa das prerrogativas profissionais e de valorização da advocacia.
A vereadora de Teresina, Graça Amorim, afirmou à imprensa que repudia o posicionamento da OAB-PI, após o envio de um parecer pedindo pela derrubada do veto ao Projeto de Lei que barrava o reajuste salarial dos Advogados da Fundação Municipal de Saúde.
A OAB-PI esclarece que enviou para a Câmara Municipal a posição jurídica da instituição, visando contribuir com os argumentos que estavam sendo colocados pelos Advogados da Fundação Municipal de Saúde, e entendendo que os vereadores, em um sistema democrático, têm total liberdade para votar matérias de acordo com seus respectivos entendimentos.
A instituição, enquanto órgão com o respaldo legal para amparar a advocacia, seguirá se posicionando para defender a classe em quaisquer órgãos públicos ou governamentais, respeitando as competências de cada casa, através do diálogo e em consonância com o ambiente democrático e apartidário," conclui a Nota Pública.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral
Criança baleada em Parnaíba morre após 50 dias internada em hospital de Teresina
-
Segurança Pública
Câmera flagra criminoso arrombando casa na zona leste de Teresina
-
Justiça
Falsificação de assinatura não muda natureza de ato sem outorga uxória nem afasta prazo decadencial
-
Segurança Pública
Suspeito de matar ex-companheira é preso pela Polícia Civil em Elesbão Veloso
-
Geral
Campeã brasileira de ginástica Isabelle Marciniak morre aos 18 anos
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política
Cozinhas precárias e falhas nutricionais levam prefeito de Massapê do Piauí a ser multado pelo TCE
-
Política
Justiça Eleitoral cassa mandato de prefeito de Simões por abuso de poder político nas eleições de 2024
-
Segurança Pública
Justiça nega prisão domiciliar a acusado de matar o policial Marcelo Soares Costa
-
Geral
A mestra que vendia livros; por Maria das Graças Targino
-
Geral
Confira o que abre e fecha em Teresina nos dias 24 e 25 de dezembro