Comissão da Câmara dos Deputados discute andamento de ensaios clínicos da vacina Coronavac

Um dos objetivos da reunião é esclarecer a suspensão dos testes clínicos com a Coronavac, conduzidos pelo Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac Biotech

A comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha o enfrentamento à COVID-19 promove na tarde desta terça-feira (17), uma videoconferência para debater os ensaios clínicos da vacina Coronavac no Brasil.

Foto: Gustavo Sales/Câmara dos DeputadosDr. Luiz Antônio Teixeira Jr. não quer que pairem dúvidas em torno do trabalho científico da Anvisa e do Butantan
Dr. Luiz Antônio Teixeira Jr. não quer que pairem dúvidas em torno do trabalho científico da Anvisa e do Butantan

Entre os convidados estão o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres; o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas; e o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto.

Um dos objetivos da reunião é esclarecer a suspensão dos testes clínicos com a Coronavac, conduzidos pelo Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac Biotech.

"Para que não pairem dúvidas de que o trabalho da Anvisa e do Butantan são trabalhos sérios e científicos e não baseados em problemas políticos", destacou o presidente da comissão, deputado Dr. Luiz Antônio Teixeira Jr. (PP-RJ).

O assunto também foi debatido na última sexta-feira (13), em audiência da comissão do Congresso que acompanha as ações de combate à pandemia. A vacina Coronavac é alvo de divergências entre o presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria.

Os testes foram suspensos por dois dias, na semana passada, após a morte de um voluntário participante do estudo, informada como sem vinculação com a vacina. Notícias publicadas na imprensa dão conta de que a morte teria sido por suicídio.

A reunião de hoje terá início às 14 horas e poderá ser acompanhada ao vivo pelo portal e-Democracia. Também foram convidados para a audiência o gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes Lima Santos; e o técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde Felipe Soares.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Comentários