Com redução de casos, HGV encerra atividades de UTI's Covid e prioriza cirurgias de pacientes eletivos
Para o diretor-geral, Osvaldo Mendes, redução de casos possibilita o fechamento das UTIS Covid e retorno das outras atividades interrompidas durante a pandemia.O Hospital Getúlio Vargas (HGV) encerrou, nesta terça-feira (31), atividade da Unidade Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da Covid-19. Em um ano e seis meses, o HGV internou 1.548 pacientes, a maioria em leitos de UTI.
Segundo o diretor-geral, Osvaldo Mendes, a redução de casos e o avanço da vacinação possibilitaram a diminuição de internações graves no Piauí, o que permite o fechamento das UTIs Covid e retorno de outras atividades interrompidas durante a pandemia. Para o gestor, o sentimento é de felicidade. “É com grande alegria que comunicamos à sociedade o fechamento da última Unidade de Terapia Intensiva para o tratamento da Covid aqui no HGV. Com o avanço da vacinação, houve uma diminuição expressiva do número de internações e pudemos fechar as UTIs Covid. Chegamos a ter 70 leitos e tratamos quase 1.600 pacientes. Com isso, podemos retornar às nossas atividades, às quais o HGV tem perfil para tratar e realizar a todo vapor: as cirurgias, pois temos uma fila grande de espera no ambulatório”, explica.
O diretor também expressou sua gratidão aos servidores que trabalharam com afinco no período crítico da quarentena. “Eu queria agradecer a todos os profissionais que se dedicaram e pedir à sociedade que continue adotando as medidas de proteção para que não volte ocorrer outro pico”, fala, emocionado, Osvaldo Mendes.
O coordenador das UTIs do HGV, Caubi Medeiros, comenta que a sensação é de missão cumprida. “O HGV desempenha um papel importante na saúde pública do Estado e, em um momento histórico como numa situação de pandemia, com tantos pacientes críticos, conseguiu dar resposta rápida e eficiente à ampla demanda de leitos de UTI. Sinto orgulho de ter feito parte de uma equipe tão competente”, destaca o médico.
A gerente de enfermagem, Olivia Leal, também elogiou os profissionais que participaram dessa luta contra o coronavírus. “Ontem, às 18 horas, o HGV fechou a sétima UTI Covid e dou os parabéns a todos os profissionais que participaram dessa luta. A palavra, hoje, é somente ‘gratidão’”, destacou a enfermeira.
O presidente da Fepiserh, órgão que administra o HGV, Ítalo Rodrigues, destaca a atuação do HGV no tratamento da Covid-19. “O HGV tornou-se referência no tratamento de uma doença que pegou toda a comunidade científica e médica de surpresa. Durante toda a pandemia, atendeu um grande fluxo de pacientes com qualidade, salvando muitas vidas. Agora, com a queda do número de casos, a UTI Covid-19 fecha para que pacientes com outras enfermidades sejam atendidos”, destaca Ítalo.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral
Cantor Renato Lee se pronuncia após acusação de violência doméstica em Teresina
-
Segurança Pública
Polícia divulga perfis dos mortos em Operação Contenção no Rio de Janeiro; 17 não tinham histórico criminal
-
Política
TCE-PI nega pedido para suspender empresa acusada de usar atestado fraudulento em Beneditinos
-
Geral
Cantor da banda Serial Lover é acusado de agredir companheira em Teresina
-
Política
Prefeito de São José do Peixe é multado por implantar teletrabalho sem critério e enganar Censo Escolar
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça
Justiça pronuncia réu Bruno Arcanjo por homicídio qualificado contra o policial Marcelo Soares Costa
-
Saúde
Amamentar com segurança: quando a saúde da mãe exige atenção especial
-
Segurança Pública
Polícia encontra corpos dos dois adolescentes desaparecidos em Timon
-
Geral
Família faz vaquinha para custear reabilitação de adolescente baleado no Colégio CPI
-
Justiça
STJ valida "ronda virtual" da Polícia para localizar pornografia infantil