Com honras de chefe de estado, Lula se reúne com presidente Fernández e Cristina Kirchner na Argentina

O ex-presidente Lula irá participar, nesta sexta-feira (10/12), das comemorações em Buenos Aires que marcam o retorno e a consolidação do regime democrático no país

Nessa quinta-feira (09/12), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva poucas horas após desembarcar em Buenos Aires, na Argentina, foi recebido com aplausos pela equipe no estúdio do IP Noticias, canal para o qual deu entrevista.

O ex-presidente visita a Argentina para começar a reatar os laços do Brasil com o país-irmão e também com toda a América do Sul. Será também uma forma de Lula agradecer o apoio que recebeu do presidente Alberto Fernández, da vice-presidenta Cristina Kirchner e dos trabalhadores argentinos quando estava preso injustamente

Em sua chegada ao país, foi recebido pelo governo do país vizinho com honras de chefe de Estado. Lula receberá o Prêmio Azucena Villaflor, entregue pelo governo da Argentina a defensores dos direitos humanos.

A cerimônia será dirigida pelo presidente argentino, Alberto Fernández, com quem o petista também se reunirá mais cedo para uma agenda na Casa Rosada, em Buenos Aires. De acordo com o PT, Lula também será homenageado "pela luta contra o lawfare, o abuso da Justiça para alcançar fins políticos e ilegítimos”.

Lula na Argentina

O ex-presidente Lula irá participar, nesta sexta-feira (10/12), das comemorações em Buenos Aires que marcam o retorno e a consolidação do regime democrático no país.

"Temos um encontro marcado na Plaza de Mayo no Festival Democracia para Siempre. Viva a América Latina!", disse em suas redes sociais.

Um dos convocadores da celebração é o deputado Máximo Kirchner, filho dos ex-presidentes Néstor e Cristina Kirchner. O ato consistirá em uma passeata na Plaza de Mayo, na capital Buenos Aires, e contará com a participação do presidente argentino Alberto Fernández e da vice Cristina Kirchner.

Além de marcar a celebração do retorno à democracia, o dia 10 de dezembro será quando os novos legisladores no Congresso tomarão posse- lembrando que a oposição ao governo obteve pequena maioria, e marca também a chegada à metade do mandato de Fernández.

De acordo com o Merco Press, a partir deste momento, a coalizão de centro-esquerda do peronismo inicia discussões sobre o apoio ou não ao nome de Alberto Fernández para a reeleição.

Agenda de Lula na Argentina

Veja a agenda geral de Lula na Argentina, nesta sexta-feira, 10, e no sábado, 11

- Sexta-feira, 10 de dezembro

- 15:00
Recepção na Casa Rosada pelo Presidente Alberto Fernandez. A recepção será com altos honores.

- 16:00
Ato na Casa Rosada. Entrega dos Prêmios Azucena Villaflor às Defensoras e Defensores dos Direitos Humanos. O ato será presidido pelo Presidente Alberto Fernández e o Presidente Lula, que também será homenageado pela sua luta pelos direitos humanos e contra o lawfare.

- 18:30
Ato Artístico e Cultural na Plaza de Mayo. Comemoração dos 38 anos de democracia, 2 anos do governo de Alberto Fernández y o Dia dos Direitos Humanos. Tocam bandas e grupos musicais. Participam: Presidente Alberto Fernández, Presidenta Cristina Fernández de Kirchner e Presidente Lula.

- Sábado, 11 de dezembro

-11:00
Ato com as centrais sindicais argentinas, CGT e CTA.

Fonte: JTNEWS

Comentários