Colunista do UOL destaca que mandato de Firmino Filho entregou melhor educação do país

Em 2019, ao alcançar 7,4 na nota do IDEB, Teresina liderou com folga a melhoria na qualidade da educação entre as capitais

Em artigo publicado na manhã desta sexta-feira (2), o colunista do UOL, Marcos Silveira, destacou que a gestão do prefeito Firmino Filho fez a diferença para áreas estratégicas de Teresina (PI), principalmente para a educação.

Foto: Divulgação/PMTPrefeito Firmino Filho
Prefeito Firmino Filho

O jornalista também destaca que, hoje, Teresina é a melhor capital do Brasil segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), com a nota da rede municipal de 7,4 em 2019.

Em 2013, ainda na gestão de Firmino, a nota caiu para 5,0. Depois evoluiu de forma exponencial de 2015 a 2019. Em 2019, ao alcançar nota de 7,4 no IDEB, Teresina liderou com folga a melhoria na qualidade da educação entre as capitais. Muito à frente de Rio Branco (6,7), Palmas (6,6) e Curitiba (6,5).

Por outro lado, em sua análise, o colunista afirma que outras questões básicas ainda precisam de priorização. 

O índice de cidadãos atendidos por serviço de esgoto da cidade evoluiu de 16%, em 2012, para os atuais 29,5%, longe do ideal de 100% de cobertura.

100% da população de Teresina está coberta por equipes saúde da família, no entanto, "o índice de mortalidade infantil está acima da taxa Brasil, os atendimentos de consultas pré-natais estão abaixo do adequado e há um alto índice de óbitos de menores de até um ano por causas evitáveis", afirma Marcos Silveira.

Mesmo assim, não há dúvidas de que a gestão de Firmino Filho deixa um legado para a cidade, com base nos dados oficiais.

Fonte: JTNEWS

Comentários