COE defende bloqueio total e afirma que Teresina está em risco de colapso

O prefeito Dr. Pessoa descartou qualquer possibilidade de decretar um lockdown

O Comitê de Operações Emergenciais de Combate à COVID-19 (COE) encaminhou uma recomendação ao presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina (PI), o médico Gilberto Albuquerque, na última quarta-feira (10/03), alertando para o risco de colapso do sistema de saúde da capital, caso não sejam decretadas medidas restritivas mais duras de combate à doença.

Foto: Letícia SantosDiretor geral do Hospital Getúlio Vargas (HGV), o médico Gilberto Albuquerque
O médico Gilberto Albuquerque, presidente da FMS de Teresina

Durante entrevista coletiva na manhã dessa sexta-feira (12/03), o prefeito Dr. Pessoa descartou qualquer possibilidade de decretar um lockdown no município.

O COE afirma que, no momento atual, a epidemia de COVID-19 em Teresina encontra-se em fase de aceleração descontrolada, com situação de vulnerabilidade elevada, ameaça muito alta e risco muito alto ou extremo, com risco iminente de colapso assistencial.

Segundo o documento enviado pelo COE, as métricas estabelecidas pelo Pacto de Retomada Organizada no Piauí indicam situação de 'fase vermelha' para o município de Teresina. Confira aqui a recomendação.

O Comitê defende que seja decretado um lockdown com a manutenção apenas dos serviços essenciais como estratégia de combate à COVID-19.

A recomendação foi assinada pela diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles de Sousa Borba; pelos médicos infectologistas Kelsen Dantas Eulálio e Norma Salmito; pelo médico virologista Marcelo Adriano da Cunha; pela Gerente de Epidemiologia, Maria do Amparo Salmito, e pelo coordenador médico do COE, Walfrido Salmito de Almeida Neto.

Fonte: JTNEWS

Comentários