Ciro Nogueira é o recordista de emendas ao arcabouço no Senado
Até agora, ex-ministro Ciro Nogueira apresentou sete emendas ao arcabouço no Senado, propondo punições ao governo e endurecimento da regraEx-ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) é, até o momento, o recordista na apresentação de emendas ao projeto do novo arcabouço fiscal na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Ao todo, Nogueira apresentou sete emendas. A maior parte delas pede a supressão de trechos do projeto aprovado na Câmara. Há também emenda propondo o endurecimento nas punições ao governo em caso de rompimento da regra.
O ex-ministro de Bolsonaro propõe, por exemplo, incluir que o descumprimento da meta do resultado primário estabelecida no novo arcabouço seja considerada uma infração à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Isso, de acordo com a emenda, independentemente dos gatilhos serem ou não acionados pela União. Pelo texto da Câmara, o Executivo ficaria isento, caso acionasse os gatilhos.
“Retirar a possibilidade de punição dos agentes públicos de todos os entes federativos representa um grande retrocesso institucional, pois pode retirar incentivos a condutas responsáveis”, argumenta Ciro Nogueira na proposta.
Gatilhos na mira
Os gatilhos, salvo-conduto do governo no texto, também são alvo do senador. Em outra emenda, Nogueira propõe que todas as limitações, como a contratação de novos funcionários públicos, sejam adotadas logo de cara, sem a graduação anual que cria gatilhos mais duros apenas no segundo ano do descumprimento da meta.
“Alongar o período das vedações pelo descumprimento da meta fiscal, só propiciaria a demora maior pelo retorno das contas públicas ao seu equilíbrio, ou pelo menos de cumprimento das metas fiscais preestabelecidas. Ademais, o alongamento proposto certamente traria consequências para além do mandatado governamental do agente público que deu causa inicial ao descumprimento fiscal”, diz o senador.
Ranking
Depois de Ciro Nogueira, os senadores que mais apresentaram emendas ao projeto do arcabouço são Rogério Marinho (PL-RN) e Plínio Valério (PSDB-AM), com cinco emendas cada.
As senadores Professora Dorinha (União Brasil -TO) e Damares Alves (Republicanos-DF) aparecem na sequência, com a apresentação de três e duas emendas, respectivamente.
Como mostrou a coluna, lideranças do governo no Senado acreditam que a oposição bolsonarista deverá ser o único empecilho para aprovação do arcabouço na Casa, ao contrário do que ocoreu Câmara.
Fonte: JTNEWS com informações do Metropoles
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública
Criminosos não conseguiram sacar R$ 20 mil de ex-secretário sequestrado em Teresina, diz delegado
-
Justiça
Decreto federal não pode embasar prescrição intercorrente em processos administrativos estaduais e municipais
-
Geral
Bebê de um ano é internado após acidente com água quente no Piauí
-
Segurança Pública
Adolescente é apreendido após assaltar motorista de aplicativo em Teresina
-
Política
Nova lei eleva impostos sobre bets e impõe limite para benefícios fiscais
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Economia
Acabar com a escala 6x1 é fundamental, é muito importante, diz o ministro Luiz Marinho
-
Política
Mesmo após polêmica, prefeitos do PT seguem demonstrando apoio a Ciro Nogueira
-
Justiça
STF invalida norma do Ceará que cobrava IPVA sobre aeronaves e embarcações
-
Justiça
STF afasta cobrança retroativa da contribuição sindical e define parâmetros para valores
-
Geral
Ponte Metálica entre Teresina e Timon é interditada para novos reparos