CIEM de Picos (PI) retoma consultas e exames especializados de forma gradual

Devido à pandemia de COVID-19, o espaço estava atendendo apenas pacientes portadores de síndromes gripais

O Centro Integrado em Especialidades Médicas (CIEM) de Picos (PI) está realizando gradativamente a retomada das consultas e exames especializados. Devido à pandemia de COVID-19, o espaço estava atendendo apenas pacientes portadores de síndromes gripais. Com a nova gestão, o Centro retorna, neste mês de fevereiro, a oferta de consultas e exames diversos.

Foto: Wagner AvelinoCentro Integrado em Especialidades Médicas (CIEM), em Picos (PI)
Centro Integrado em Especialidades Médicas (CIEM), em Picos (PI)

De acordo com a coordenadora administrativa do CIEM, Michelle Marinho, a população muito reivindicou o retorno das atividades em especialidades médicas.

A cordenadora explica que durante o mês de janeiro foi realizado uma preparação para que os serviços voltassem a serem ofertados a população a partir do dia 1 de fevereiro. O espaço foi adaptado para que não ocorra contato entre os pacientes de síndromes gripais e os que vão em busca de outros atendimentos médicos.

“Estamos tendo um retorno gradual, desde o dia 1 de fevereiro começamos a trabalhar as especialidades aqui no CIEM. Inicialmente cardiologia, ortopedia e cirurgia geral. Também passamos a ofertar exames como eletrocardiograma e endoscopia digestiva alta", afirma.

Foto: Wagner AvelinoA coordenadora administrativa do CIEM, Michelle Marinho
A coordenadora administrativa do CIEM, Michelle Marinho

Acesso às especialidades

Para as pessoas terem acesso a essas especialidades médicas, o paciente precisa ser encaminhado pelo médico da Saúde da Família, ou seja, aqueles que atendem nos postos de saúde mais próximo ao paciente.

“O médico faz o encaminhamento na guia do SUS e ele vai até a Central de Marcação na Secretaria de Saúde e solicita a marcação para o CIEM, para o especialista ou realizar o exame. Iniciamos essa semana e já tivemos uma procura muito boa de início, inclusive na endoscopia atingimos todas as quantidades limitadas para este exame”, finalizou a coordenadora.

Fonte: JTNEWS com informações da Prefeitura de Picos

Comentários