Centenário de nascimento do economista Celso Furtado foi muito bem lembrado nesse domingo
Eduardo Suplicy fez uma extraordinária homenagem nesse domingo (26/7) ao nordestino de Pombal na Paraíba, que tornou-se um dos homens mais importantes do mundo no âmbito da EconomiaO ex-senador e atual vereador de São Paulo (PT), Eduardo Suplicy, homenageou em suas redes sociais [em especial no Instagram por meio de uma live], o economista Celso Furtado, paraibano de Pombal que completaria 100 anos nesse domingo.
Na live, Suplicy dissecou sobre o legado deixado pelo economista que, segundo o senador, foi um expoente na sua formação, política e econômica.

Durante a exposição, Suplicy apresentou algumas obras do economista e destacou a importâcia de cada uma. "Hoje temos uma data especialíssima para os economistas do universo e os economistas brasileiros. Eu próprio o considero o maior economista da história brasileira", declarou.
Junto a outros economistas da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e Caribe), uma comissão regional ligada à ONU (Organização das Nações Unidas), Furtado ajudou a desenvolver o pensamento “estruturalista”, buscando compreender os motivos por trás do subdesenvolvimento no Brasil e outros países da América Latina.
A carreira de Furtado também ficou marcada por diversas passagens pela administração pública. Foi diretor do BNDE (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico) entre 1958 e 1959, período em que publicou seu livro mais conhecido, “Formação econômica do Brasil” (1959); foi ministro do Planejamento do então presidente João Goulart (1961 a 1964) entre 1962 e 1963; e, por fim, chefiou o Ministério da Cultura sob José Sarney (1985 a 1990) entre 1986 e 1988.
Além de fundador, Furtado também foi diretor da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), entre 1959 e 1964, e pensador do desenvolvimento regional, moldou o pensamento de vários economistas que vieram a seguir.
"Ele sempre se preocupou sobre como fazer do Brasil uma nação efetivamente industrializada. [...] Foi um extraordinário batalhador para que nós pudéssemos equilibrar melhor o desenvolvimento do Nordeste. Nisto ele acabou tendo uma grande influência, sobretudo naquilo que foi realizado durante os governos de Lula e Dilma para o desenvolvimento do Nordeste", afirma Suplicy.
Celso Furtado morreu em 20 de novembro de 2004, aos 84 anos, após uma parada cardíaca.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Política Marcelo Castro (MDB) rebate críticas sobre agendas políticas com “inimigos” de Rafael Fonteles (PT)
-
Justiça Bolsonaro será julgado por racismo na Justiça Federal
-
Segurança Pública DENARC deflagra operação para cumprir 30 mandados contra traficantes em Teresina
-
Segurança Pública Homem é encontrado morto na Avenida Zequinha Freire na zona leste de Teresina
-
Segurança Pública Acusado de comprar carro elétrico de R$ 119 mil com Pix falso é preso em Altos
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Geral Balanço
-
Justiça AVANÇO: Tribunal de Justiça do Piauí, por sua Corregedoria, custeará perícias em favor de pessoas hipossuficientes
-
Política Ministro André Mendonça autoriza PF a prender “Careca do INSS” em nova fase da Operação Cambota
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico