Caso Qasem Soleimani: Parlamento iraquiano pede expulsão de tropas americanas do país

Soleimani foi morto na quinta-feira em um ataque aéreo dos EUA em um comboio que saía do aeroporto de Bagdá

No primeiro grande desdobramento político da morte do general iraniano Qasem Soleimani, o Parlamento iraquiano votou, neste domingo (5/1), uma resolução pedindo que as tropas americanas deixem o Iraque.

Foto: EPAHomenagem fúnebre a Soleimani no Iraque no sábado (04/12)
Homenagem fúnebre a Soleimani no Iraque no sábado (04/12)

Soleimani foi morto na quinta-feira em um ataque aéreo dos EUA em um comboio que saía do aeroporto de Bagdá, e o general tinha forte influência sobre milícias xiitas no país vizinho ao seu. O ataque matou também Abu Mahdi al-Muhandis, líder de uma dessas milícias.

A resolução parlamentar — que pede que o governo revogue seu pedido por assistência da coalizão militar liderada pelos EUA — não é vinculante, mas deve ter impacto na política do país, uma vez que o próprio premiê do Iraque, Adel Abdul Mahdi, já havia pedido ao Parlamento pusesse fim à presença militar estrangeira no país.

"Apesar das dificuldades internas e externas que podemos enfrentar, isso é melhor para o Iraque, em princípio e na prática", afirmara Mahdi.

Foto: ReutersParlamento do Iraque reuniu-se hoje (05/12) em Sessão Extraordinária
Parlamento do Iraque reuniu-se hoje (05/12) em Sessão Extraordinária

O Parlamento também defendeu que forças estrangeiras sejam impedidas de usar as terras, águas e espaço aéreo iraquianos.

Fonte: BBC Brasil/Reuters

Comentários