Capital sitiada pelo crime: DRACO age contra o PCC em Teresina e cumpre 28 mandados

As investigações revelaram que membros da facção atuavam em homicídios, assaltos e vandalismo.

O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (23), uma operação para dar cumprimento a 10 mandados de prisão e 18 mandados de busca e apreensão contra integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), nos povoados Soinho e Parque Firmino Filho, em Teresina.

Foto: Reprodução/ Governo do PiauíDepartamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO)
Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO)

As investigações revelaram que membros da facção atuavam em homicídios, assaltos, vandalismo e tráfico de entorpecentes. As práticas eram sinalizadas por pichações com símbolos do PCC, ostentação de armas de fogo e ameaças à comunidade. I.H.S.F., o “Dim”, foi identificado como líder local após a prisão de seu irmão, em 2023, ocasião em que foram apreendidas armas utilizadas em diversos crimes na região.

Em paralelo, o DRACO identificou um núcleo da facção na “Vila das Torres”, onde os criminosos planejavam e coordenavam o tráfico ilícito de entorpecentes. A atuação incluía a transmissão de orientações, hierarquia interna e divisão de tarefas típica do PCC.

A operação conta com o apoio das seguintes unidades policiais: Diretoria de Inteligência da SSP, Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, BOPE, BEPI, FEISP, GCM, BOPAER, DRCI, DEBESP, Delegacia de Polícia de Nazária e 12ª Delegacia de Polícia.

A ação integra o programa Pacto Pela Ordem, uma iniciativa da Polícia Civil do Piauí no combate às organizações criminosas e na garantia da segurança da população teresinense.

Fonte: JTNEWS com informações do GP1

Comentários