Candidatos à Prefeitura de Porto Alegre protestam nas redes sobre homem negro morto no Carrefour

Além desses protestos em Porto Alegre, têm manifestações marcadas em outras cidades do Brasil

Milena Borges Alves, esposa de João Alberto Silveira Freitas, morto nessa quinta-feira (19) em uma unidade do Carrefour em Porto Alegre (RS), relatou os momentos de pânico vividos logo antes do assassinato de seu marido por seguranças do estabelecimentos.

Foto: ReproduçãoHomem negro é espancado e morto
Homem negro é espancado e morto

"Quando eu cheguei lá embaixo ele já estava imobilizado. Eu tentei me aproximar, mas os seguranças me empurraram. Ele disse para mim: 'Me ajuda, Milena'", contou a esposa. Na sequência, socorristas foram chamados, os profissionais tentaram salvar o homem, mas ele morreu no local.

O crime brutal gerou muita repercussão nas redes sociais, e muitos internautas começaram a marcar um protesto para hoje, às 18h, no local. O caso também repercutiu entre os candidatos que disputam o segundo turno na cidade. Manuela D'Ávila e Sebastião Melo se posicionaram sobre o caso logo após o debate na noite desta quinta-feira (19).

Outros políticos e autoridades também se posicionaram sobre as agressões. Manuela D'Ávila, do PCdoB, declarou que "as imagens dizem muito" e reivindicou que "mulheres e homens brancos precisam assumir a sua responsabilidade na luta antirracista".

Foto: DivulgaçãoManuela D'Ávila (PCdoB)
Manuela D'Ávila (PCdoB)

Manuela disse que existe um "pedido de investigação sendo feito por parlamentares e pela bancada antirracista recém-eleita". E levantou questões sobre racismo estrutural.

Seu opositor, Sebastião Melo (MDB), também falou sobre a morte e afirmou que o que aconteceu é um absurdo. "As cenas são chocantes. Continuar refletindo e combatendo ideias, atos e manifestações racistas é construir uma sociedade baseada no respeito", declarou.

Foto: Guerreiro / Agência ALRSSebastião Melo (MDB)
Sebastião Melo (MDB)

Em nota, o Carrefour informou que lamenta profundamente o caso e que já foi iniciada uma rigorosa apuração interna sobre o caso. A rede alega ter tomado providências para que os responsáveis sejam punidos legalmente.

Além desses protestos em Porto Alegre, tem manifestações marcadas em outras cidades do Brasil. Em Osasco, por exemplo, há um chamado para manifestação a partir das 17h de hoje, na Ponte Metálica.

Fonte: JTNEWS

Comentários