Candidatos à Prefeitura de Porto Alegre protestam nas redes sobre homem negro morto no Carrefour
Além desses protestos em Porto Alegre, têm manifestações marcadas em outras cidades do BrasilMilena Borges Alves, esposa de João Alberto Silveira Freitas, morto nessa quinta-feira (19) em uma unidade do Carrefour em Porto Alegre (RS), relatou os momentos de pânico vividos logo antes do assassinato de seu marido por seguranças do estabelecimentos.

"Quando eu cheguei lá embaixo ele já estava imobilizado. Eu tentei me aproximar, mas os seguranças me empurraram. Ele disse para mim: 'Me ajuda, Milena'", contou a esposa. Na sequência, socorristas foram chamados, os profissionais tentaram salvar o homem, mas ele morreu no local.
O crime brutal gerou muita repercussão nas redes sociais, e muitos internautas começaram a marcar um protesto para hoje, às 18h, no local. O caso também repercutiu entre os candidatos que disputam o segundo turno na cidade. Manuela D'Ávila e Sebastião Melo se posicionaram sobre o caso logo após o debate na noite desta quinta-feira (19).
Outros políticos e autoridades também se posicionaram sobre as agressões. Manuela D'Ávila, do PCdoB, declarou que "as imagens dizem muito" e reivindicou que "mulheres e homens brancos precisam assumir a sua responsabilidade na luta antirracista".

Manuela disse que existe um "pedido de investigação sendo feito por parlamentares e pela bancada antirracista recém-eleita". E levantou questões sobre racismo estrutural.
Seu opositor, Sebastião Melo (MDB), também falou sobre a morte e afirmou que o que aconteceu é um absurdo. "As cenas são chocantes. Continuar refletindo e combatendo ideias, atos e manifestações racistas é construir uma sociedade baseada no respeito", declarou.

Em nota, o Carrefour informou que lamenta profundamente o caso e que já foi iniciada uma rigorosa apuração interna sobre o caso. A rede alega ter tomado providências para que os responsáveis sejam punidos legalmente.
Além desses protestos em Porto Alegre, tem manifestações marcadas em outras cidades do Brasil. Em Osasco, por exemplo, há um chamado para manifestação a partir das 17h de hoje, na Ponte Metálica.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Política Governo do Piauí fecha contrato de mais de R$ 1 milhão para manutenção de estrada vicinal em Vera Mendes
-
Justiça Justiça mantém sentença que garante recomposição salarial a servidor público do Piauí
-
Segurança Pública Polícia Militar prende homem suspeito de tráfico de drogas em Floriano (PI)
-
Segurança Pública Motociclista morre após colidir com caminhão na BR 343 em Angical do Piauí
-
Segurança Pública Homem que assassinou ex-namorada em Beneditinos (PI) usou arma de policial
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política Ex-prefeito de Castelo do Piauí tem contas reprovadas e é multado por irregularidades em licitação de kits pedagógicos
-
Segurança Pública Delegado de Caxias (MA) morre e dois policiais são baleados durante operação
-
Segurança Pública Corregedor-geral adjunto da Polícia Militar do Piauí é denunciado por importunação sexual pelo Ministério Público
-
Política Fiscalização aponta falhas graves e atraso na entrega de remédios em Redenção do Gurgueia (PI)
-
Segurança Pública Caçada a assassino de delegado entra no segundo dia em área de matagal em Timon (MA)