Canal "Jogando Conversa Afora" em Teresina (PI), completa um ano de interessantes entrevistas

"A ideia do Canal é disponibilizar um espaço de diálogo para pessoas que têm muitas coisas importantes para dizer, mas que não despertam grande interesse da mídia", afirma Walter Henrique

Com o objetivo principal de disponibilizar um espaço de troca de experiências e trazer informação para o público, o canal "Jogando Conversa Afora", na plataforma de vídeos Youtube, completou um ano de existência no dia 18 de maio do ano em curso, coincidindo com o dia do aniversário de seu idealizador, Walter Henrique Siqueira Sousa.

Foto: Reprodução/Arquivo PessoalWalter Henrique, promotor de Justiça aposentado e entrevistador
Walter Henrique, idealizador do "Jogando Conversa Afora"

Walter Henrique, 55 anos, promotor de Justiça aposentado, nascido em Teresina, Piauí, é o sonhador que idealizou o projeto, juntamente com Samuelson Teles, responsável pela imagem e edição dos vídeos, e Ângela Bispo, diretora e produtora do Canal, Walter realizou 33 entrevistas durante essa trajetória.

Em entrevista ao JTNEWS, Walter Henrique conta como surgiu a ideia do Canal.

Foto: Reprodução/Arquivo PessoalWalter Henrique com sua equipe
Walter Henrique ombreado com os principais sustentáculos do Canal "Jogando Coversa Afora"

JTNEWS: como surgiu a ideia do Canal?

Walter Henrique: Eu sempre gostei muito de conversar, de lidar com gente, e achei que era uma oportunidade (apesar de eu não ser jornalista) de criar um espaço em que as pessoas pudessem conversar comigo e contar suas histórias.

Foto: Reprodução/Arquivo PessoalEntrevista com Dra. Alice Aparecida, médica, sobre preconceito racial
Entrevista com Dra. Alice Aparecida, médica, sobre preconceito racial

A ideia inicial era exatamente privilegiar aquelas pessoas que tem muitas coisas importantes para dizer, que são pessoas até influentes na nossa sociedade teresinense, piauiense, mas que eventualmente não despertam grande interesse da mídia. Por conta disso, era uma oportunidade de elas serem valorizadas em suas opiniões, em suas ideias.

JTNEWS: Quais foram os momentos mais marcantes dessa trajetória?

Walter Henrique: É difícil dizer quais foram os momentos mais marcantes porque cada entrevistado trouxe alguma coisa mágica, interessante para dizer, que em dado momento me emocionou, mas existem três momentos que posso dizer que foram muito impactantes.

Foto: Reprodução/Arquivo PessoalEntrevista com Carlinhos
Entrevista com Carlinhos

O primeiro foi entrevistar o Carlinhos, que é um rapaz que nasceu com uma séria deformidade física e que era pra ter falecido quando criança por conta dessa deformidade mas sobreviveu (na época da entrevista ele tinha 24 ou 25 anos). Ele foi um dos entrevistados que mais falou o nome de Deus, é uma pessoa que tem uma vontade de viver, uma luz, uma energia muito forte, apesar de ter todos os motivos para ser uma pessoa triste, uma pessoa recalcada, uma pessoa revoltada com Deus. Ele demonstrou uma fé muito forte.

Foto: Reprodução/Arquivo PessoalEntrevista com Silmara Castro e Alcides Valeriano
Entrevista com Silmara Castro e Alcides Valeriano

O outro momento foi uma entrevista que eu fiz com o casal de artistas piauienses Alcides Valeriano e Silmara Castro, de quem sou muito amigo. Em dado momento, a Silmara falando de um grave acidente que aconteceu com seu filho mais velho, o Pedro Felipe, em que ele esteve em coma e desenganado por mais de uma vez, e conseguiu escapar. E ela falou da fé que ela tem em Deus, da devoção à Nossa Senhora, de uma forma tão forte que me embargou as palavras.

Foto: Reprodução/Arquivo PessoalEntrevista com João Cláudio Moreno
Entrevista com João Cláudio Moreno

E na entrevista do João Cláudio Moreno eu perguntei sobre como ele havia conseguido superar o medo de ser pai e se tornar um pai excelente. Nessa entrevista ele contou como toda vez que começa a falar da filha dele se emociona, e no meio da resposta ele começou a chorar. Foi um momento muito emocionante para mim enquanto entrevistador.

JTNEWS: você tem alguma meta em relação ao Jogando Conversa Afora?

Walter Henrique: Numericamente temos a meta de chegar a 1.000 inscritos, mas o mais importante para nós é que cada pessoa que se inscreve no canal, que assiste aos nossos conteúdos, que ela saia dessa experiência renovada, com alguma coisa positiva. Que não seja apenas um entretenimento, mas que os nossos entrevistados sejam alguém que traga algo de novo para os inscritos.

Uma outra meta é que o canal se torne não só um canal local, que entreviste pessoas só daqui de Teresina ou do Estado, mas que também tenha um alcance nacional. Nós já produzimos alguns conteúdos que são de interesse de todo o Brasil, ressalto, por exemplo, a entrevista que fizemos com o Dr. Cláudio Rocha, excelente oncologista que trouxe ótimas dicas sobre câncer de mama, que é um conteúdo que interessa a todo e qualquer brasileiro. Também fizemos uma entrevista sobre suicídio com o grupo Vida que Segue, outra experiência que serve para todo o país. Infelizmente como o canal é pequeno, restrito ao nosso estado, e ainda não alcança essa grande quantidade de pessoas. Minha meta é ter um alcance maior pra que mais pessoas tenham acesso a esses conteúdos.

Foto: Reprodução/Arquivo PessoalEntrevista com Bob Nunes, humorista
Entrevista com Bob Nunes, humorista

JTNEWS: existe alguma coisa que você gostaria de dizer às pessoas que te acompanham?

Walter Henrique: Muitas vezes o "muito obrigado" não consegue expressar tudo aquilo que a gente quer dizer. Eu tenho uma gratidão muito grande por cada pessoa que se inscreveu. Quando eu me dirijo aos nossos internautas que nos acompanham, eu tento falar como se estivesse falando com cada pessoa individualmente. Eu só tenho realmente a agradecer àquelas pessoas que se dignaram a se inscrever, a acompanhar as entrevistas, que depois me procuram e fazem elogios ou críticas positivas e sugestões, essas pessoas é que fazem o canal. Eu apenas faço as entrevistas, minha equipe dá o toque na edição, mas quem realmente faz o canal crescer é cada pessoa que assiste e que comenta. Para essas pessoas eu só tenho a dizer: muito obrigado!

O canal Jogando Conversa Afora, disponível neste link, possui entrevistas com as mais diversas personalidades piauienses. Confira abaixo os melhores momentos desse primeiro ano de projeto.

Fonte: JTNEWS

Comentários