Caminhões com oxigênio doado pela Venezuela chegam a Manaus (AM)
Os veículos percorreram mais de 1.500 quilômetros de estrada entre o estado venezuelano de Bolívar e a capital amazonenseCinco caminhões com oxigênio doado pela Venezuela chegaram na noite dessa terça-feira (19/01) à Manaus (AM), cidade que enfrenta o desabastecimento de insumos hospitalares em meio ao repique de casos da COVID-19.
Os caminhões, que carregam 107 mil m³ de oxigênio, percorreram mais de 1.500 quilômetros de estrada entre o estado venezuelano de Bolívar e a capital amazonense.
A ajuda humanitária chega após vários pacientes morrerem asfixiados em Manaus e em cidades do interior do Amazonas, bem como em cidades no oeste do Pará.
Atualmente, a demanda diária do Amazonas é de cerca de 76 mil m³ de oxigênio hospitalar, mas as empresas fornecedoras não conseguem produzir mais de 28.200 m³ por dia, ou seja, há um déficit diário de aproximadamente 50 mil m³ de oxigênio.
O ditador Nicolás Maduro disse no domingo (17/01) que a crise de saúde em Manaus é um “escândalo” e que a “Venezuela estendeu sua mão solidária ao povo do Amazonas”.
Na segunda (1801), o presidente Jair Bolsonaro ironizou a ajuda entregue pela Venezuela. “Se o Maduro quiser fornecer oxigênio para nós, vamos receber, sem problema nenhum. Agora, ele poderia dar auxílio emergencial para o seu povo também. O salário mínimo lá não compra meio quilo de arroz", disse Bolsonaro.
O general Eduardo Pazuello, ministro da Saúde, admitiu que soube da possibilidade de falta de oxigênio no Amazonas no dia 8 de janeiro, uma semana antes do dia mais grave de mortes por asfixia em leitos do estado. A PGR pediu para o ministro explicar por que não agiu para garantir o fornecimento de oxigênio.
Fonte: Folha de S. Paulo
Comentários
Últimas Notícias
-
Esportes
Torcedores invadem gramado e arremessam objetos em evento de Messi na Índia
-
Geral
SESAPI contrata mais de meio milhão de reais com empresa acusada de improbidade
-
Geral
Prefeitura de Campo Maior contrata mais de R$ 680 mil em quentinhas com a mesma empresa
-
Política
Brasil passa a presidência do Brics para a Índia
-
Política
Bolsonaristas criticam Trump após revogação da Lei Magnitsky contra Moraes
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça
Prefeitura de Simões gasta mais de R$ 1,1 milhão em pneus e TCE-PI multa prefeito
-
Educação
Estudante João Daniel é eleito representante do Parlamento do Futuro e viverá rotina parlamentar na Alepi em 2026
-
Saúde
Mais que uma Lei: Um Compromisso com a Vida e a Maternidade; por Grazi Mantovaneli
-
Esportes
Projeto Social Jiu-jitsu e Cidadania cresce na região e impacta mais de 90 alunos com esporte, disciplina e inclusão
-
Política
TCE-PI analisa suspeita de “grupo econômico oculto” em contratos da Prefeitura de Parnaíba