Câmara de Teresina aprova projeto que põe fim ao uso de carroças
A decisão agora está nas mãos do prefeito que pode sancionar ou vetar o projeto.Na última terça-feira (04), a Câmara Municipal de Teresina deu um passo significativo rumo à proibição do uso de carroças de tração animal na área urbana da cidade. Com uma votação de 22 votos a favor, o Projeto de Lei, proposto pela vereadora Thanandra Sarapatinhas (Republicanos), foi aprovado em regime de urgência, após passar por primeira e segunda votações.
O projeto não apenas busca eliminar o uso de veículos de tração animal, mas também inclui medidas de apoio social aos condutores desses veículos, garantindo sua transição para outras atividades econômicas. Uma emenda proposta pelo vereador Ismael Silva (Progressistas) estipula um período de 180 dias para a efetivação total da lei, caso seja sancionada pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (PRD).
"A Prefeitura vai ter obrigação de ajudar, ter o tempo para cadastrar as pessoas e nenhum animal vai ser retirado antes que as pessoas estejam empregadas, tenham sido qualificadas. A prefeitura tem dinheiro. O problema é que o povo acha normal o animal ser escravizado, açoitado como se fosse um objeto. Enquanto os carroceiros não levam no lombo deles o peso. O projeto é bem claro", comemorou a autora do projeto, Thanandra Sarapatinhas.
No entanto, a medida não foi recebida unanimemente. Dos vereadores presentes, Graça Amorim (PRD) e Valdemir Virgino (PRD) se posicionaram contra o projeto, enquanto Zé Nito (MDB) e Paulo Lopes (União Brasil) se abstiveram.
O projeto estabelece etapas para sua implementação: um período de seis meses para o cadastramento dos condutores e seus animais, seguido por seis meses para a adequação dos veículos de tração animal às áreas restritas de circulação e direcionamento dos condutores ao mercado de trabalho, com reciclagem e benefícios em saúde, educação, moradia e auxílio financeiro durante a transição.
Após esses prazos, fica instituída a proibição total dos veículos de tração animal na área urbana de Teresina.
A presidente da Associação de Trabalhadores em Veículos de Tração Animal de Teresina, Tina Lima, expressou sua preocupação e anunciou que buscará diálogo com o prefeito Dr. Pessoa para evitar a sanção do Projeto de Lei. "Estamos nas mãos de Deus e do prefeito. A gente vai conversar com ele porque agora só ele vai nos salvar. Nos surpreendemos com o resultado da votação. Quero saber se os protetores são suficientes para eleger vereador. A população de Teresina vai saber quem foi contra os trabalhadores. Todos prometeram que iam votar a favor da gente, mas votaram contra”, disse Lima.
A decisão agora está nas mãos do prefeito que pode sancionar ou vetar o projeto.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Política
Lula sobre Trump e tarifaço dos EUA: “Vamos fazer um bom acordo”
-
Política
Compra de livros de R$ 4,9 milhões em Miguel Alves (PI) apresenta irregularidades e gera multas a gestores
-
Geral
Jovem de 21 anos morre após colidir moto em árvore na cidade de Piripiri
-
Geral
TCE-PI suspende obra da SEAGRO em Ribeira do Piauí por suspeita de sobrepreço e duplicidade de contratos
-
Segurança Pública
Homem encontrado em cova rasa no Morro do Cambota foi executado em sessão do Tribunal do Crime, aponta DHPP
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça
Filha do desembargador José James recebeu casa de R$ 2 milhões em esquema de venda de sentenças
-
Justiça
Advogados e ex-assessora do Governo são presos por envolvimento em dossiê falso contra magistrados no Piauí
-
Geral
“Minha atuação foi técnica e independente”, afirma advogada Ívilla Araújo após declarações de Sílvio Mendes
-
Geral
Polícia vai investigar suspeita de maus-tratos após morte de vaca em acidente na zona norte de Teresina
-
Geral
Funcionário da Prefeitura de Colônia do Gurguéia é morto com três tiros na cabeça