Câmara de Teresina aprova PL que impede concursos aos sábados
O projeto propõe que as provas sejam realizadas preferencialmente aos domingos ou até as 18hrs de sexta-feira, em respeito às crenças ou convicções religiosas dos candidatosNessa terça-feira (23/08), a Câmara Municipal de Teresina aprovou em segunda votação o projeto de lei de autoria do vereador Dudu Borges, que dispõe sobre o exercício da liberdade de crença no período de realização de provas de concursos públicos e processo seletivos para provimento de cargos, empregos, ou funções públicas no âmbito do município de Teresina.
O projeto propõe que as provas sejam realizadas preferencialmente aos domingos ou até as 18hrs de sexta-feira, em respeito às crenças ou convicções religiosas dos candidatos, com observância dos respectivos dias de guarda e descanso, celebração de festas e cerimônias religiosas.
“A liberdade religiosa é um direito assegurado pela constituição, mas as pessoas que precisam cumprir com deveres religiosos ficam excluídas dos concursos. Os sabatistas, por exemplo, guardam o sábado para manifestações religiosas, portanto não têm acesso às provas realizadas neste dia. O objetivo é que as provas e testes sejam realizados em dias em que a concorrência sirva para todos e ninguém seja excluído. É uma justa correção”, explicou o vereador Dudu.

Quando inviável a promoção de certame em conformidade com os dias fixados, a entidade organizadora poderá realizar no sábado, contanto que permita ao candidato alegar motivo de crença religiosa, sendo possível realizar a prova após 18h horas do mesmo dia.
A permissão deverá ser precedida de requerimento assinado pelo interessado e dirigido à entidade organizadora, contendo declaração do ministro ou congregação religiosa a que pertence com firma reconhecida.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Política Hélio Lopes e Magno Malta oram em frente ao condomínio de Bolsonaro
-
Geral Vetor de desenvolvimento socioeconômico, ponte que liga o Piauí e o Maranhão é inaugurada
-
Esportes Renovação de Filipe Luís é a prioridade da vez no Flamengo; entenda como está negociação
-
Justiça Em caso de erro na execução, agente responde como se tivesse atingido a pessoa visada
-
Justiça STF vai decidir se Lei Maria da Penha protege mulheres fora de relações domésticas e afetivas
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política PRECATÓRIOS: Advogado-Geral da União do governo Lula dá parecer pela derrubada de leis de Rafael Fonteles (PT-PI)
-
Geral Diário de um invejoso; por Flávio de Ostanila
-
Segurança Pública DHPP prende acusado de perseguir e matar jovem em metalúrgica no bairro Gurupi
-
Segurança Pública Polícia Civil prende acusado de matar prima estrangulada na zona sul de Teresina
-
Geral Palestra destaca os impactos do álcool e outras drogas na amamentação