Brasil tem primeiro caso de índio infectado por COVID-19

Segundo a FVS, a índia contraiu coronavírus em contato com um médico que atende a aldeia e estava com o vírus, mas sem apresentar sintomas da covid-19

O Amazonas registrou o primeiro caso de um índio que foi infectado pelo coronavírus e contraiu a covid-19 no Brasil.

Foto: MaskatenewsTribo isolada

A paciente é uma índia, de 19 anos, que pegou a doença por transmissão comunitária.

A divulgação do resultado positivo aconteceu hoje pela FVS-AM (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas).

A índia é da etnia Kokama e mora na aldeia São José, no município de Santo Antônio do Içá, a 880 km de Manaus, na região sudoeste, e a aproximadamente 250 km da fronteira do Brasil com a Colômbia.

indígena está na aldeia, isolada, e recebendo cuidados. O estado de saúde dela é estável. Informações adicionais sobre o caso serão repassadas pelo governo do estado do Amazonas em uma transmissão pela internet na tarde de hoje.

Segundo a FVS, a índia contraiu coronavírus em contato com um médico que atende a aldeia e estava com o vírus, mas sem apresentar sintomas da covid-19 quando prestou atendimento aos índios.

As 58 pessoas que tiveram contato com o profissional se submeteram ao teste para coronavírus e três deram positivo - a índia e dois não indígenas.

Ao notar os sintomas e confirmar o teste positivo para covid-19, o médico informou ao Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena do Amazonas) sobre a infecção e, segundo a FVS, imediatamente, equipes foram até a aldeia para fazer a testagem nos moradores.

De acordo com o último boletim epidemiológico da FVS, o estado tem 175 casos de pessoas doentes por covid-19, sendo que 26 delas já deixaram o período de transmissão, ou seja, encerraram o isolamento domiciliar (quarentena). Dos 175 casos positivos para covid-19 no Amazonas, 159 são moradores de Manaus e 16 de residentes do interior do estado. São eles: Manacapuru (4), Itacoatiara (4), Parintins (3). Os municípios de Careiro da Várzea, Santo Antônio do Içá, Anori, Boca do Acre e Novo Airão estão com registro de um caso, cada.

Do total de pacientes com a doença, 28 estão internados, 12 deles em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desses 12 pacientes graves, três estão internados no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, na zona norte de Manaus, que é referência na rede pública para o atendimento de casos graves. Os outros nove estão internados em hospitais da rede particular.

diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, afirmou que as três vítimas fatais da covid-19 no Amazonas apresentavam comorbidades como hipertensão, diabetes, obesidade e problemas respiratórios. A terceira vítima não chegou a ser internada. "Chegou ao Serviço de Pronto Atendimento do Coroado, zona leste, em Manaus, na segunda-feira (30), em parada cardiorrespiratória não reagindo às manobras de reanimação. Nesta terça-feira, o exame deu positivo para covid-19", informou a fundação.

Daí a necessidade de que temos que focar alertas para pessoas que tenham diabetes, hipertensão, obesidade, asma, outros problemas respiratórios, quem esteja em tratamento de câncer, baixa imunidade, cardiopata. Essas pessoas, se elas sentirem sintomas de resfriado, gripe e principalmente se tiverem febre e dificuldade para respirar, elas não devem tardar em buscar atendimento", alertou Pinto.

Fonte: Uol

Comentários