Brasil e Índia assinam acordos nas áreas de biocombustíveis, ciência e cibersegurança

Os acordos foram assinados neste sábado (25); o presidente Jair Bolsonaro visita o país até segunda-feira (27)

O presidente Jair Bolsonaro e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, assinaram acordos de parcerias entre os países nas áreas de segurança cibernética, biocombustíveis e ciência. Os atos foram formalizados em cerimônia na manhã deste sábado (25), em Nova Déli.

Os dois governos assinaram 15 acordos de cooperação, que incluem parcerias para ampliar investimentos e intensificar o uso e a produção de bioenergia e combustíveis como etanol, biodiesel, bioquerosene e biogás. Um outro ato também incentiva a exploração de petróleo e gás entre os 2 países.

Foto: Alan Santos/PlanaltoO presidente Jair Bolsonaro e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi
O presidente Jair Bolsonaro e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi

Em pronunciamento na cerimônia de assinatura dos atos, Bolsonaro defendeu o fortalecimento das parcerias entre a Índia e o Brasil.

“É motivo de orgulho e uma alegria muito grande estar presente na Índia e convidado de honra da data da República desse país. O que eu senti um calor humano enorme e muita afetividade. Um carinho muito parecido com o nosso do Brasil. Isso é mais uma coisa que nos une: o calor dos nossos povos. Assinamos 15 acordos importantes. Aqui do nosso lado, do Brasil, não tínhamos notícia de tantos acordos e bons acordos sendo assinados. Potencializamos desta forma o nosso relacionamento com a Índia e tenho certeza que, além dos itens tratados, outros surgirão ao longo do tempo e nós, pela identidade existente, pelo potencial das nossas ações, vamos avançar muito”, afirmou.

Também lembrou que Brasil e Índia estão entre as 10 maiores economias do mundo. “É natural que um país possa oferecer muita coisa para o outro”, disse.

No Twitter, o presidente também comemorou os acordos. Publicou foto da reunião com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, onde foram firmados os atos.

Foto: TwitterBolsonaro

Antes da viagem à Índia, onde ficará até segunda-feira (27), Bolsonaro havia falado sobre o interesse em abrir o mercado para o país de etanol. O Brasil e Índia também se comprometeram a estreitar a troca de informações sobre cibersegurança, considerando os aspectos das leis de cada país.

Os dois países também aceitaram aprofundar o acordo assinado em 2006 para cooperação tecnológica entre cientistas, instituições de pesquisa e de financiamento. Um acordo também fortalece parceria no processamento de alimentos e na área agropecuária, e fortalece colaboração de produção leiteira.

Mais investimentos na área de pecuária era um dos principais interesses defendidos pelo premiê indiano Narendra Modi, em visita ao Brasil, em novembro de 2019. Na ocasião, Bolsonaro apontou o desejo de ampliar a parceria nas áreas de biocombustíveis e ciência e tecnologia.

Bolsonrao na Índia

Bolsonaro é convidado de honra de Modi para os festejos da República no domingo (26), em Nova Déli. O presidente também deverá ir a Agra para conhecer o Taj Mahal, um dos principais pontos turísticos do país. Ainda hoje (25), Bolsonaro deve se reunir com o presidente indiano Ram Nath Kovind, que deve ser acompanhado pelo vice Venkaiah Naidu.

Na segunda-feira (27), antes da visita ao Taj Mahal, o chefe do Executive participará de um café com empresários indianos, no qual serão apresentadas oportunidades de investimentos em infraestrutura. Ele também participará de um seminário empresarial Brasil-Índia.

Fonte: Poder360

Comentários