Brasil colaborará com nova diretora da OMC para promover livre comércio, afirmou ministro das Relações Exteriores
A diretora Okonjo-Iweala tem liderança política e capacidade técnica, diz ItamaratyO Brasil está pronto para colaborar com a nova diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, afirmou o Ministério das Relações Exteriores, em nota, divulgada nessa segunda-feira (15/02).

O Itamaraty disse que “congratula-se com os demais países-membros da OMC pela escolha de Okonjo-Iweala”, em reunião extraordinária virtual do Conselho Geral realizada ontem (15/02).
Segundo o ministério, o Brasil trabalhará, em colaboração com Okonjo-Iweala “para fortalecer a OMC em sua missão fundamental de promover o livre comércio entre economias de mercado; estimular as reformas necessárias à organização nos seus três pilares - negociações, solução de controvérsias e transparência; e assegurar resultados realistas e ambiciosos na 12ª Conferência Ministerial da OMC em 2021, especialmente em agricultura”, diz a nota.
O Itamaraty acrescenta que o “Brasil continuará trabalhando por um sistema multilateral de comércio com regras que favoreçam a prosperidade econômica e a geração de renda e empregos para os brasileiros”.
“Okonjo-Iweala, de nacionalidade nigeriana, substitui o embaixador Roberto Carvalho de Azevêdo no cargo de diretor-geral da OMC. Tal qual o Embaixador Azevêdo, a nova diretora-geral apresenta a combinação de liderança política e capacidade técnica, fundamentais para lidar com os desafios que hoje enfrentam a OMC e o sistema multilateral de comércio”.
O Itamaraty destacou ainda que, para o Brasil, a OMC “permanece como alicerce central do sistema multilateral de comércio”.
Fonte: JTNEWS com informações da Agência Brasil
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça Procurador Geral da República ajuiza ADI no STF requerendo a proibição de reeleição na Assembleia Legislativa do PI
-
Política Dr. Pessoa afirma que a prefeitura "não deve nenhum centavo aos trabalhadores da saúde"
-
Política Exército Brasileiro doa terrenos de sete hectares para a Prefeitura de Teresina (PI)
-
Geral 45 vans circulam diariamente durante greve dos ônibus em Teresina (PI)
-
Geral Altivo Eugênio Gomes, pai do criador do portal 180 graus, falece aos 85 anos
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Piauí Médico piauiense Gilberto Medeiros Viana, de 34 anos, morre em razão das complicações da COVID-19
-
Política Dr. Pessoa afirma que a prefeitura "não deve nenhum centavo aos trabalhadores da saúde"
-
Segurança Pública Jovem de 22 anos é acusado de assassinar padrasto com facada no peito, em Teresina (PI)
-
Segurança Pública Força Tática apreende arma de fogo durante perseguição policial no bairro Satélite, em Teresina (PI)