Bolsonaro participará de reunião da ONU na terça-feira (24) nos EUA
O avião com a comitiva presidencial partiu da Base Aérea de Brasília por volta das 7h e a chegada esta prevista para as 14h55Têm início hoje (23) cinco grandes eventos da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque que reúnem mais de uma centena de líderes de todo o mundo para sinalizar como irão acelerar ações para responder a temas de preocupação global.
O presidente Jair Bolsonaro deve participará do encontro na terça-feira (24). Tradicionalmente, cabe ao presidente do Brasil fazer o discurso de abertura, seguido do presidente dos Estados Unidos. Bolsonaro deixou claro que o ponto principal do seu pronunciamento será a defesa das ações do governo na Amazônia, após a repercussão negativa dos incêndios que vêm ocorrendo na região.
Com duração até o dia 27 de setembro, participam dos encontros chefes de Estado e de governo, ministros, organizações internacionais, representantes do setor privado e da sociedade civil. O que se espera deles é o comprometimento e mobilização de ações que levarão à transformação necessária para assegurar vidas saudáveis, pacíficas e prósperas para todas e todos.
Os encontros deste ano devem ser o pontapé inicial da ambiciosa década de ação para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030.
Quatro anos depois dos acordos internacionais sobre mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável e financiamento para o desenvolvimento, as ações não estão avançando na velocidade ou escala necessárias.
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi adotada pelos países-membros da ONU no fim de 2015 e tem 17 Objetivos interconectados são um chamado universal para acabar com a fome e a pobreza, expandir o acesso à saúde, educação, justiça e trabalho, com proteção do planeta contra a degradação ambiental.
Jair Bolsonaro deverá ser acompanhado pelos ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), da primeira-dama Michelle e do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Se juntarão à comitiva, já nos EUA, os ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Bento Albuquerque (Minas e Energia), que chegaram antes aos Estados Unidos. O retorno ocorrerá na noite de terça-feira (24), mesmo dia do discurso presidencial na ONU.
Confira os principais eventos:
Cúpula da Ação do Clima
23 de setembro
O secretário-geral da ONU, António Guterres, recebe o encontro para estimular ambição e acelerar ação para atingir os objetivos do Acordo de Paris. Líderes de governo, do setor privado e da sociedade civil apresentarão ações concretas, planos e iniciativas para enfrentar as mudanças climáticas. Este encontro será precedido pela Cúpula da Juventude pelo Clima, no dia 21 de setembro, quando jovens líderes que lideram ações pelo clima apresentarão suas soluções e engajamento significativo para tomada de decisão no assunto mais decisivo do nosso tempo.
Hashtag: #ClimateAction
Encontro de Alto Nível sobre Cobertura Universal de Saúde
23 de setembro
Com o tema “Cobertura universal de saúde: juntos para a construção de um mundo mais saudável”, o presidente da Assembleia Geral, Tijani Muhammad-Bande, promove o primeiro encontro de alto nível do gênero, para lançar novos esforços que proporcionem acesso para todos a sistemas de saúde inclusivos, resilientes e acessíveis. O encontro irá aprovar uma declaração política de comprometimento global para garantir saúde para todos. Será precedido pelo encontro “Caminhe para falar, desafio de saúde para todos”, no dia 22 de setembro no Central Park.
Hashtag: #HealthForAll
Cúpula dos ODS
24 e 25 de setembro
O Fórum Político de Alto Nível ocorre sob os auspícios da Assembleia Geral – a primeira cúpula dos ODS desde a adoção da Agenda 2030 – que irá permitir que líderes mundiais e outros atores demonstrem seu forte e continuado comprometimento, forneçam orientação política e identifiquem ações específicas para acelerar o progresso, na medida em que nos aproximamos do 5º aniversário dos ODS e com apenas uma década para chegar ao marco de alcance dos Objetivos. A Cúpula irá adotar uma declaração política – “Em Marcha para a Década de Ação e Entrega para o Desenvolvimento Sustentável”.
Hashtag: #GlobalGoals
Diálogo de Alto Nível para o Financiamento pelo Desenvolvimento
26 de setembro
O Diálogo, também conduzido pelo presidente da Assembleia Geral, reunirá líderes de governos, empresários e o setor financeiro para ajudar a desbloquear recursos e parcerias necessárias para transformar em realidade a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e a Agenda de Ação de Adis Abeba, que fornece incentivos para o investimento em áreas de necessidades globais e alinha os fluxos de financiamento e políticas com prioridades econômicas, sociais e ambientais. Espera-se que o evento mobilize ações e anuncie iniciativas dos Estados-membros e outros investidores.
Hashtag: #Fin4Dev
Revisão intermediária de Alto Nível dos Pequenos Estados Insulares
27 de setembro
Líderes mundiais de Estados desenvolvidos e em desenvolvimentos revisarão o quadro para o desenvolvimento sustentável dos Pequenos Estados Insulares e discutirão medidas para tratar dos ipactos devastadores das mudanças climáticas, construir resiliência econômica e ambiental e enfrentar outros desafios que afetam as pequenas ilhas. Espera-se que o encontro resulte em uma declaração política e o anúncio de novas parcerias.
Fonte: JTNews, com informações da ONU Brasil e Agência Brasil (EBC)
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral
Jovem de 20 anos desaparece após entrar no Rio Poti para tentar recuperar celular
-
Saúde
Fórmulas infantis contaminadas; por Grazi Mantovaneli
-
Geral
Renovação automática de CNH beneficia 300 mil na primeira semana
-
Segurança Pública
Baile de reggae alvo de operação do DENARC tinha "área VIP" para membros de facção
-
Segurança Pública
Adolescente é apreendido com 15 tabletes de maconha em ônibus na cidade de Picos