Boca de urna indica retorno da democracia com vitória de Luis Arce na Bolívia

"Recuperamos a democracia e recuperaremos a estabilidade e a paz social", escreveu o candidato Luis Arce, aliado do ex-presidente Evo Morales

O mais confiável instituto de pesquisa da Bolívia, o Ciesmori, depois de horas de atraso, finalmente publicou, às 0h desta segunda-feira (19) no horário local (1h em Brasília), o resultado de sua pesquisa de boca-de-urna.

Foto: Luis Gandarilalas/AFPO candidato do MAS, Luis Arce, vota em La Paz
O candidato do MAS, Luis Arce, vota em La Paz

Ela indica uma vitória em primeiro turno do candidato do MAS, o esquerdista Luis Arce, já num primeiro turno, com 52,4% dos votos, contra 31,5%, de Carlos Mesa. O resultado, se confirmado depois pelos números oficiais, indica que Arce vencerá as eleições presidenciais já no primeiro turno.

Na Bolívia, para ser eleito no primeiro turno, é preciso ter 50% mais um voto, ou alcançar 40%, com 10 pontos percentuais de diferença.

O instituto explicou que o atraso se deu pelo fato de que a amostragem que tinham no horário combinado, às 20h, não estava completa e não apresentava um 95% de votos válidos, com muitos entrevistados que preferiram não revelar seu voto. Com as horas a mais, foi possível concluir a contagem.

A sondagem não é oficial e os resultados finais da eleição precisam esperar a contagem oficial do tribunal, prevista para os próximos dias. Resta ver, nesta segunda, como reagem os integrantes do partido do MAS e o principal opositor, Carlos Mesa. Logo após o anúncio, ouviu-se bombas de comemoração e buzinaços na cidade.

Nas redes sociais, Arce, um aliado do ex-presidente Evo Morales, também comemorou o resultado não oficial. "Muito grato pelo apoio e confiança do povo boliviano. Recuperamos a democracia e recuperaremos a estabilidade e a paz social. Unidos, com dignidade e soberania", escreveu.

Para Evo, "a vontade do povo foi imposta" em uma vitória contundente do MAS. "Nosso movimento político terá maioria nas duas casas. Agora vamos devolver dignidade e liberdade ao povo", disse o ex-presidente, para quem o atraso na divulgação da pesquisa de boca de urna era uma tentativa de "esconder o grande triunfo do povo" representado por seu partido.

Jeanine Añez, presidente interina da Bolívia, também usou as redes para anunciar o que se acredita ser a vitória de Arce ainda no primeiro turno da eleição. "Parabenizo os vencedores e peço que governem pensando na Bolívia e na democracia."

A Organização dos Estados Americanos (OEA) divulgou comunicado reconhecendo o esforço dos bolivianos em exercer o direito ao voto de maneira responsável apesar dos desafios impostos pela pandemia de coronavírus e pedindo que os cidadãos e todos os atores políticas "esperem com paciência os resultados oficiais".

"Os próximos dias serão cruciais para o futuro da Bolívia e todos devem estar à altura deste momento histórico. O povo mostrou seu compromisso com a democracia e é importante que as forças políticas sigam seu exemplo", diz o texto.

O comunicado diz ainda que a OEA "sempre defendeu a vontade popular na Bolívia, expressa por meio de eleições livres". A instituição diz que permanecerá atenta à apuração oficial dos votos e emitirá, nos próximos dias, um informe preliminar sobre o processo eleitoral como um todo.

Fonte: Folha de S. Paulo

Comentários