Biden ultrapassa Trump na Pensilvânia e fica mais próximo de vencer a eleição

A virada se deu a partir da contagem do último lote de cédulas enviadas por correspondência na Filadélfia, maior cidade do estado

Joe Biden, candidato à Presidência dos EUA pelo Partido Democrata, assumiu a liderança na apuração dos votos na Pensilvânia, estado com a maior representatividade no Colégio Eleitoral entre os que ainda não tiveram um resultado definido desde a dia de votação, na última terça-feira (3).

Foto: Leah Millis/REUTERSJoe Biden, candidato à presidência dos EUA
Joe Biden, candidato à presidência dos EUA

Com pouco mais de 95% dos votos apurados no estado, Biden aparece com 49,4% dos votos —vantagem de 0,1% em relação ao republicano Donald Trump.

A virada se deu a partir da contagem do último lote de cédulas enviadas por correspondência na Filadélfia, maior cidade do estado, e Biden agora está cerca de 5.000 votos à frente de Trump.

Em todo o estado, ainda há dezenas de milhares de votos aguardando contagem, mas a maioria vem de áreas predominantemente democratas, o que indica que a liderança de Biden deve se manter na reta final da apuração.

Se a vitória de Biden se confirmar, ele recebe os 20 delegados do estado e chega à marca de 273, três a mais do que o mínimo necessário para ser eleito presidente dos EUA.

Nessas circunstâncias, seria matematicamente impossível para Trump conseguir a reeleição sem uma vitória na Pensilvânia. O estado tem sido um dos principais alvos do republicano na enxurrada de ações judiciais questionando a legitimidade da apuração.

Fonte: Folha de S. Paulo

Comentários