Banco Mundial confirma que Weintraub será diretor-executivo na instituição

Weintraub deve tomar posse na primeira semana de agosto e ocupará um mandato-tampão, até 31 de outubro. Depois, terá de concorrer para uma nova eleição

O Banco Mundial confirmou na noite dessa quinta-feira (30) que o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub foi eleito pelo grupo de países composto por Brasil, Colômbia, República Dominicana, Equador, Haiti, Panamá, Filipinas, Suriname e Trinidad e Tobago para ser diretor-executivo no conselho do banco.

Foto: Marcelo CamargoAbraham Weintraub
Abraham Weintraub, ex-ministro da Educação

Os registros dos votos dos países que escolheram o ex-ministro brasileiro para comandar o grupo não são tornados públicos.

Weintraub deve tomar posse na primeira semana de agosto e ocupará um mandato-tampão, até 31 de outubro. Depois, terá de concorrer para uma nova eleição.

Em comunicado, a instituição internacional destacou que diretores executivos não são funcionários do Banco Mundial. “Eles são nomeados ou eleitos pelos representantes dos nossos acionistas”.

Weintraub foi sócio da gestora de fundos Quest Investimentos, integrou o comitê de trading da BM&FBovespa e o comitê de macroeconomia da Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro.

Na Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, atuou como conselheiro do Comitê de Macroeconomia.

Weintraub possui mestrado em Administração e MBA Internacional. Foi um dos responsáveis pela elaboração do Plano de Governo de campanha do presidente Jair Bolsonaro, em 2018.

Fonte: Poder360

Comentários