Audiência de instrução e julgamento da vereadora Tatiana Medeiros encerra nesta sexta (28)
Nesta semana, testemunhas, promotor e a defesa da parlamentar e de outros investigados foram ouvidos.A Justiça Eleitoral realiza nesta sexta-feira (28) o último dia do ciclo da audiência de instrução e julgamento da vereadora de Teresina, Tatiana Medeiros (PSB), e mais oito réus em ação penal oriunda da Operação Escudo Eleitoral, que investigou a interferência de facções criminosas no pleito municipal de 2024 na capital piauiense. Ao longo desta semana, testemunhas de defesa e de acusação, promotor e a própria defesa da parlamentar e dos outros investigados prestaram depoimentos em sessões realizadas no Fórum Eleitoral de Teresina, sede da 98ª Zona Eleitoral.
O procedimento ocorre desde segunda-feira (24) e deve terminar com o interrogatório dos réus. São nove pessoas denunciadas na ação penal eleitoral: a vereadora Tatiana Medeiros; o namorado, Alandilson Cardoso Passos; o padrasto, Stênio Ferreira Santos; a mãe, Maria Odélia de Aguiar Medeiros; a assessora, Emanuelly Pinho de Mello; a irmã, Bianca dos Santos Teixeira Medeiros; o cunhado, Lucas de Carvalho Dias Sena; e os dois funcionários da ONG Vamos Juntos, Bruna Raquel Lima Souza e Sávio de Carvalho França.
Tatiana Medeiros foi denunciada pelos crimes de organização criminosa, corrupção eleitoral, lavagem de dinheiro, peculato e falsidade ideológica. Já o namorado dela, Alandilson Cardoso, acusado de integrar a facção criminosa Bonde dos 40, é réu por organização criminosa, corrupção eleitoral, violação de sigilo do voto, usura e lavagem de dinheiro.
Foram em média 25 testemunhas ouvidas por dia. Com o fim desse rito e apresentação de todas as provas, caberá à juíza Júnia Maria Feitosa Bezerra Fialho, que conduz a audiência de instrução e julgamento, definir os elementos que substanciarão o restante do processo.
Embate do Ministério Público e defesa de Tatiana Medeiros
Confira alguns dos principais momentos que marcaram as audiências. Uma delas é o embate das alegações do Ministério Público Eleitoral (MPE) e da defesa da vereadora. De um lado, o promotor Plínio Fontes afirmou que a denúncia é baseada na investigação da Polícia Federal, com elementos complementares da Polícia Civil, e envolve a suspeita de compra de votos, lavagem de dinheiro, associação criminosa e falsidade ideológica.
Essas provas, no entanto, são contestadas pelos advogados de Tatiana Medeiros, que questionam a origem do relatório de inteligência financeira obtido pelo Coaf e as extrações de dados telefônicos, por supostas irregularidades na obtenção desses materiais. Eles também negam compra de votos.
Pedido de retomada das atividades da ONG Instituto Vamos Juntos
O advogado Samuel Castelo Branco, que compõe a defesa de Tatiana Medeiros, afirmou que vai solicitar judicial a retomada das atividades do Instituto Vamos Juntos, mantido pela parlamentar, e que está parado desde abril por decisão do juiz Luís Henrique Moreira Rêgo.
Ele argumentou que a ação prejudicou serviços sociais prestados à comunidade da região da Boa Esperança, incluindo o apoio psicológico, reforço escolar e assistência alimentar de 800 crianças.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Política
TCE-PI aplica multa a prefeito de Jerumenha por falhas em licitações e determina correções
-
Saúde
Água tratada nem sempre é sinônimo de água segura, alertam especialistas
-
Política
"Dois trenós puxados por cães", Trump zomba de defesa da Groenlândia
-
Geral
BEPI apreende arma e veículos irregulares em operação no Norte do Piauí
-
Política
Trump faz ameaças a Cuba e presidente Miguel Diaz-Canel reage
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Saúde
Aleitamento artificial: Qual o custo, os riscos e por que insistir no aleitamento materno?; por Grazi Mantovaneli
-
Geral
Três crianças desaparecem após saírem para brincar no Maranhão
-
Geral
Anvisa manda recolher lote de molho de tomate com pedaços de vidro
-
Política
Prefeita de São Braz do Piauí é alvo de denúncia por supostas irregularidades no FGTS e INSS desde 2017
-
Segurança Pública
DRACO deflagra operação e prende duas mulheres integrantes do PCC em Altos