AstraZeneca sugere remédio pra reações à vacina contra COVID-19

A eficácia do imunizante não será alterada com o uso de medicação para as reações

Após tomar a vacina contra a COVID-19, podem ocorrer algumas reações temporárias. Entre aqueles que tem recebido a primeira dose da AstraZeneca, são comuns relatos de febre, fadiga, mal-estar e dor no corpo. A AstraZeneca informou à CNN Brasil que esses efeitos indesejados são esperados e podem ser amenizados com remédios comuns, como antitérmicos e analgésicos.

Foto: Dado Ruvic/ReutersVacina da AstraZeneca
Vacina da AstraZeneca está apresentando reações diversas após algumas horas de tomar o imunizante

Um dos pesquisadores que atuaram no desenvolvimento da vacina no país, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, explicou que as reações são mais comuns em pessoas mais jovens e logo após a aplicação da primeira dose.

“São eventos transitórios que duram no máximo 48 horas e que se resolvem com analgésicos e antitérmicos comuns, nada de muito especial”, disse Kfouri. Ele ainda garantiu que a eficácia da vacina não será alterada com a medicação para as reações.

A própria Fiocruz, que produz a vacina da AstraZeneca no Brasil, recomenda em seu site o uso de analgésicos e antitérmicos em caso de dor de cabeça, fadiga, enjoo, calafrios ou sensação febril, dor muscular e sintomas no local da injeção (como dor, sensação de calor, vermelhidão, coceira e inchaço).

Efeitos das vacinas

Cada pessoa é afetada de maneira diferente pela vacinação. Algumas podem sentir poucos ou nenhum efeito colateral, enquanto outras podem apresentar várias reações e sentir-se muito mal.

De acordo om estudos da Fundação Oswaldo Cruz, que participou de pesquisas clínicas no Brasil, uma uma em cada cinco pessoas que recebe a primeira dose do imunizante da AstraZeneca se queixa desses efeitos. Porém, reações adversas não são exclusivas de uma única vacina, todos elas podem causar algum efeito já previsto.

Fonte: JTNEWS com informações da CNN Brasil

Comentários