AstraZeneca sugere remédio pra reações à vacina contra COVID-19
A eficácia do imunizante não será alterada com o uso de medicação para as reaçõesApós tomar a vacina contra a COVID-19, podem ocorrer algumas reações temporárias. Entre aqueles que tem recebido a primeira dose da AstraZeneca, são comuns relatos de febre, fadiga, mal-estar e dor no corpo. A AstraZeneca informou à CNN Brasil que esses efeitos indesejados são esperados e podem ser amenizados com remédios comuns, como antitérmicos e analgésicos.

Um dos pesquisadores que atuaram no desenvolvimento da vacina no país, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, explicou que as reações são mais comuns em pessoas mais jovens e logo após a aplicação da primeira dose.
“São eventos transitórios que duram no máximo 48 horas e que se resolvem com analgésicos e antitérmicos comuns, nada de muito especial”, disse Kfouri. Ele ainda garantiu que a eficácia da vacina não será alterada com a medicação para as reações.
A própria Fiocruz, que produz a vacina da AstraZeneca no Brasil, recomenda em seu site o uso de analgésicos e antitérmicos em caso de dor de cabeça, fadiga, enjoo, calafrios ou sensação febril, dor muscular e sintomas no local da injeção (como dor, sensação de calor, vermelhidão, coceira e inchaço).
Efeitos das vacinas
Cada pessoa é afetada de maneira diferente pela vacinação. Algumas podem sentir poucos ou nenhum efeito colateral, enquanto outras podem apresentar várias reações e sentir-se muito mal.
De acordo om estudos da Fundação Oswaldo Cruz, que participou de pesquisas clínicas no Brasil, uma uma em cada cinco pessoas que recebe a primeira dose do imunizante da AstraZeneca se queixa desses efeitos. Porém, reações adversas não são exclusivas de uma única vacina, todos elas podem causar algum efeito já previsto.
Fonte: JTNEWS com informações da CNN Brasil
Comentários
Últimas Notícias
-
Política Marcelo Castro (MDB) rebate críticas sobre agendas políticas com “inimigos” de Rafael Fonteles (PT)
-
Justiça Bolsonaro será julgado por racismo na Justiça Federal
-
Segurança Pública DENARC deflagra operação para cumprir 30 mandados contra traficantes em Teresina
-
Segurança Pública Homem é encontrado morto na Avenida Zequinha Freire na zona leste de Teresina
-
Segurança Pública Acusado de comprar carro elétrico de R$ 119 mil com Pix falso é preso em Altos
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Geral Balanço
-
Justiça AVANÇO: Tribunal de Justiça do Piauí, por sua Corregedoria, custeará perícias em favor de pessoas hipossuficientes
-
Política Ministro André Mendonça autoriza PF a prender “Careca do INSS” em nova fase da Operação Cambota
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico