Assembleia Legislativa realiza sessão especial em homenagem póstuma ao deputado Humberto Reis da Silveira
A solenidade, presidida pelo deputado Severo Eulálio (MDB), foi proposta pelo deputado Wilson Brandão (Progressistas), que ressaltou o legado histórico do parlamentar homenageado.







Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, na manhã dessa quarta-feira (28), uma sessão solene em homenagem ao centenário de nascimento do deputado estadual Humberto Reis da Silveira. A solenidade, presidida pelo deputado Severo Eulálio (MDB), foi proposta pelo deputado Wilson Brandão (Progressistas), que ressaltou o legado histórico do parlamentar homenageado.
“Humberto representa uma das grandes estrelas que passaram pelo Poder Legislativo desde 1835. Deputado por mais de 50 anos, recordista no Brasil, homenageado no Canadá como o parlamentar mais longevo das Américas, ele foi tudo o que se pode ser nesta Casa”, destacou Wilson Brandão. O deputado também lembrou que Humberto Reis foi o único a participar de três constituintes estaduais: 1947, 1969 e 1989.
O presidente da Alepi, Severo Eulálio, também exaltou o legado de Humberto Reis. “Homem de compromisso, que honrava sua palavra, sempre com altivez e simplicidade. Ninguém permanece 50 anos no parlamento sem essas qualidades. A TV Assembleia e a Fundação que levam seu nome são homenagens merecidas”, afirmou.
Representando a família, o neto Rômulo Silveira falou com emoção. “Foram 13 mandatos, iniciados aos 21 anos, logo após o Estado Novo. Acima de tudo, ele foi um grande homem. Sempre que ouvimos seu nome, ouvimos também histórias de grandeza. Hoje, reencontramos muitos amigos dele que nos trazem essas lembranças com carinho.”
O ex-governador Freitas Neto, que conviveu com o parlamentar durante décadas, também prestou homenagem. “Humberto era fiel aos amigos e às suas bases, conhecia profundamente a política do Piauí e do Brasil. Conversar com ele era sempre um aprendizado”, declarou.
O ex-deputado Tomaz Teixeira emocionou os presentes ao lembrar do simbolismo das palavras de Humberto em seus últimos dias: “Disse que não queria ser enterrado deitado, queria continuar em pé. Isso não era um homem comum, era uma alma edificante, de respeito.”
A sessão reuniu autoridades e personalidades que conviveram com Humberto Reis, como os senadores Elmano Férrer e João Vicente Claudino; o conselheiro do TCE Kleber Eulálio; o desembargador José Gomes Pereira; o ex-governador Freitas Neto; representantes da Academia Piauiense de Letras, do Judiciário, do Ministério Público, da OAB-PI, além de prefeitos, vereadores, familiares e amigos.
Fonte: JTNEWS com informações da Alepi
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Licitação de R$ 7,2 milhões para reforma da Vila Olímpica de Parnaíba (PI) é adiada
-
Segurança Pública Quem é Buzeira, influencer com 15 milhões de seguidores preso pela PF
-
Política TCE abre investigação sobre 210 novos cargos na Educação de Regeneração (PI)
-
Política Unidades de saúde de Caxingó (PI) enfrentam falhas na administração de medicamentos
-
Bem Estar O mês do laço cor-de-rosa: Cuidar de si também é um ato de amor
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral A criança que deixei na estrada
-
Justiça Justiça condena banco por descontos indevidos em benefício de idoso em Parnaíba
-
Geral Ministro Barroso anuncia aposentadoria do STF dias após entregar cargo a Fachin
-
Política TCE-PI aplica multa e emite alertas à Prefeitura de Aroazes por irregularidades na gestão patrimonial
-
Segurança Pública Soldado da PM morre após ser baleado durante perseguição em José de Freitas