Senado aprova em segundo turno o texto-base da Reforma da Previdência

O presidente Jair Bolsonaro usou a própria conta de Twitter para comemorar a aprovação da PEC

Foi aprovada ontem (22), a Nova Previdência. A votação teve 60 votos favoráveis e 19 contrários à Reforma. Nesta quarta-feira (23), serão votados dois destaques que ficaram pendentes, um apresentado pelo PT e outro pela REDE.

A reforma foi aprovada em primeiro turno no início de outubro, com 56 votos favoráveis e 19 contrários. O objetivo com a reforma, segundo o governo, é reduzir o rombo nas contas da Previdência Social. A estimativa de economia com a PEC é de cerca de R$ 800 bilhões em 10 anos.

Foto: Marcos Oliveira/Agencia SenadoO ministro da Economia, Paulo Guedes, e a bancada governista junto à Mesa; o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anunciou o resultado: 60 a 19 votos
O ministro da Economia, Paulo Guedes, e a bancada governista junto à Mesa; o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anunciou o resultado: 60 a 19 votos

A principal medida da reforma da Previdência é a fixação de uma idade mínima (65 anos para homens e 62 anos para mulheres) para a aposentadoria, extinguindo a aposentadoria por tempo de contribuição.

O texto também estabelece o valor da aposentadoria a partir da média de todos os salários (em vez de permitir a exclusão das 20% menores contribuições), eleva alíquotas de contribuição para quem ganha acima do teto do INSS (hoje em R$ 5.839,00) e estabelece regras de transição para os trabalhadores em atividade.

Cumprida a regra de idade, a aposentadoria será de 60% com o mínimo de 15 anos de contribuição. Cada ano a mais eleva o benefício em dois pontos percentuais, chegando a 100% para mulheres com 35 anos de contribuição e para homens com 40.

O presidente Jair Bolsonaro comemorou em sua conta do Twitter.

Foto: TwitterPresidente comemora a aprovação da Reforma
Presidente comemora a aprovação da Reforma

Fonte: JTNews, com informações da Agência Senado

Comentários