Após Poder Judiciário barrar privatização de presídios de Doria, TCE/SP também suspende licitação
Essa decisão, a segunda desfavorável [ambas oriundas de órgãos de controle] contra a privatização de presídios pela gestão João Doria,A Folha de S. Paulo noticiou nessa segunda-feira (14) que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo determinou nessa segunda-feira (14), em caráter liminar, a suspensão do edital do governo paulista para contratação de empresas para gestão compartilhada de unidades prisionais no estado. Essa decisão, a segunda desfavorável [oriundas de órgãos de controle] à concorrência aberta pela gestão João Doria, deve ser publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (15). O Edital seria cumprido também nesta terça-feira.

Na semana passada, a juíza da 13ª vara da Fazenda Pública, Luiza Barros Rozas Verotti, determinou a suspensão do certame por considerar a contratação de empresas para participar da administração de presídios uma transferência à iniciativa privada de funções exclusivas do poder público.
O governo Doria informou que já recorreu de ambas as decisões, espera-se que o Tribunal de Justiça principalmente mantenha a decisão da 13ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo que suspendeu judicialmente por meio de liminar a realização da licitação.

Com a nova liminar do TCE, assinada pelo conselheiro Sidney Beraldo, ainda que o governo conseguisse derrubar a liminar, estaria impedido, em tese, de realizar a audiência pública prevista esta terça-feira (15), para recebimento de envelopes com as propostas das empresas interessadas.
Além de suspender o andamento do processo, o TCE deu prazo de 48 horas para o governo paulista encaminhar ao órgão a íntegra do edital para análise. O documento será verificado e, depois, as representações serão julgadas em plenário.
A suspensão determinada pelo tribunal de contas atende a pedido de uma empresa (Soluções Serviços Terceirizados – Eireli), pelo Instituto Humanita360 Brasil e, também, pelos advogados Dayane de Oliveira Ferreira, Felipe Estevam Ferreira e José Jodacir de Souza Júnior.
As representações feitas por esse grupo reclamam de restrição de competitividade e falta de audiências públicas. "O edital apresentava problemas graves, como falta de transparência, restrição à livre concorrência e monopólio à exploração de mão de obra carcerária", diz nota do Instituto Humanita360.
A licitação aberta pelo governo paulista prevê o repasse de parte dos serviços de quatro unidades nas cidades de Gália (duas unidades), Aguaí e Registro. A abertura de envelopes com propostas ocorreria na terça (15). As unidades estão em construção e têm previsão de entrega para o final de 2019, com um total de 3.292 vagas.

Procurada pela reportagem, a Secretaria da Administração Penitenciária informou que já recorreu das decisões e aguarda o resultado de seus recursos para poder manter a audiência desta terça.
Segundo a pasta, a elaboração do edital foi precedida de estudos técnicos, apresentados em audiência pública em maio deste ano, quando houve ampla participação dos interessados e foram recebidas contribuições ao termo de referência do edital.
A pasta diz, ainda, que não está transferindo funções do Estado à iniciativa privada. “O Poder de Polícia continuará a cargo do Estado, que continuará responsável pela segurança interna e externa dos presídios, assim como pelas diretorias geral e de segurança e disciplina, integrantes do Grupo de Intervenção Rápida, cadastro e classificação de presos, entre outras funções.”
Fonte: JTNews, com informações da Folha de S. Paulo
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública Policiais civis cobram voz no Pacto pela Ordem e denunciam exclusão do governo do Piauí
-
Segurança Pública Polícia prende suspeito de matar homem a pedradas no Sul do Piauí
-
Geral Acidente com micro-ônibus de romeiros deixa um morto e vários feridos na BR 407 em Jaicós
-
Política Sílvio Mendes extingue Gabinete Militar e transfere funções para Secretaria de Segurança
-
Política Gracinha Mão Santa acusa atual prefeito de Parnaíba de traição: “Foi uma traição vil, rasteira”
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Piauí TCE-PI suspende concorrência pública em Pimenteiras por irregularidades em edital
-
Piauí Prefeitura de Luzilândia destina mais de R$ 2,5 milhões para combustível enquanto população enfrenta problemas básicos
-
Geral Colisão entre motocicletas mata dois homens e uma criança na cidade de Pio IX
-
Política Licitação de quase R$ 3 milhões para balneário em Baixa Grande do Ribeiro (PI) levanta questionamentos sobre prioridades
-
Geral Estudante baleado no Colégio CPI em Teresina retorna para UTI, diz mãe