Após morte trágica, Firmino Filho se despede de Teresina na manhã desta quarta-feira e deixa todos atônitos

"É preciso conservar a força no espírito para se manter forte e esperançoso em dias tão difíceis." Com esta frase o prefeito Firmino Filho iniciou seu post na última sexta-feira santa no Instagram

Teresina amanheceu atônita em seu primeiro dia sem um dos seus maiores líderes políticos, o ex-prefeito Firmino Filho (PSDB), o qual administrou a capital do Piauí por 4 amandatos. Firmino Filho teve morte trágica e até inacreditável no final da tarde dessa terça-feira (6/4), em razão de possivelmente, ter cometido suicídio, saltando do 14º andar do Edifício Manhattan na rua Area Leão, na zona leste da capital, em que atualmente funciona o Tribunal de Contas da União (TCU), onde o ex-prefeito era auditor federal, cargo galgado por concurso público.

Foto: Joélia Cantuária/JTNEWSPrefeito de Teresina Firmino Filho
Firmino Filho ao lado do seu candidato à PMT e amigo pessoal Kleber Montezuma

O corpo do ex-prefeito Firmino Filho (PSDB), sai da funerária Lotus às 7:30 horas percorrendo pelas avenidas Frei Serafim, Marechal Castelo Branco, Praça do Poty Velho; avenida ministro Sérgio Mota na Santa na Maria da Codipi, sede da Prefeitura de Teresina na Praça Félix Pacheco, avenida Luiz Pires no bairro Sacy, seguindo pela principal do Dirceu Arcoverde, passando pela Zequinha Freire e chegando ao cemitério Recanto da Saudade [onde será sepultado com a presença apenas de familiares], em razão da não possibilidade de aglomeração tendo em vista a pandemia da COVID-19; contra a qual Firmino Filho se aliou ao seu adversário Wellington Dias (PT) para combatê-la de forma firme ainda no seu início no ano passado (2020).

Foto: Jacinto Teles/JTNewsFirmino Filho fala sobre ações de combate à violência doméstica em Teresina
Firmino Filho fala ao JTNEWS sobre ações de combate à violência doméstica em Teresina. Nesta ocasião ele acompanhava homenagem prestada pela deputada Lucy Soares à ativista Maria da Penha, na ALEPI

Muitas lideranças políticas a nível nacional e estadual, e populares manifestaram profundo pesar pela morte do ex-prefeito de Teresina Firmino Soares da Silveira Filho, que por 4 mandatos administrou a capital do Piauí, Teresina, jamais tendo perdido uma eleição em que figurou como candidato. Mas não conseguiu fazer seu sucessor nas últimas eleições, o professor Kleber Montezuma que perdeu a eleição para o atual prefeito Dr. Pessoa (MDB).

Em sua página no Instagram o prefeito de Teresina, José Pessoa Leal (Dr. Pessoa), divulgou Nota de Pesar e declarou luto oficial no Município por 3 dias, onde diz: "O prefeito de Teresina, doutor Pessoa decreta luto oficial de três dias em razão da morte do ex-prefeito Firmino da Silveira Soares Filho. O prefeito cancelou a agenda administrativa para o resto da semana.

Foto: Rômulo Piauilino/SemcomO prefeito Dr. Pessoa está preparando um decreto para incluir estas categorias no cronograma
Dr. Pessoa decretou luto oficial por 3 dias no Município de Teresina


Doutor Pessoa reconhece os relevantes serviços prestados pelo ex-prefeito à frente do poder executivo municipal. O prefeito de Teresina manifestou solidariedade à família enlutada. À esposa, deputada estadual Lucy Soares e aos filhos: Bárbara, Cristina e Bruno, doutor Pessoa manifesta seu pesar."

Já o governador Wellington Dias (PT), disse na sua página oficial do Instagram: "Ainda extremamente consternado com a notícia do falecimento do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho. Uma pessoa sempre de bem, com muita energia, que se dedicou por anos à nossa capital. Prefeito por quatro mandatos, a história dele se confunde à história de Teresina."

O ex-vereador Inácio Carvalho, de quem era primo, também lamentou a morte do líder político Firmino Filho, assim registrou no Instagram: Tristeza profunda neste momento de perda do grande prefeito Firmino Filho, primo e amigo, que sempre foi um grande líder em nossa cidade, gestor de excelência e grande correligionário."

O Vereador Renato Berger, atual líder do prefeito de Teresina Dr. Pessoa na Câmara Muncipal da capital, lamentou a amorte do ex-prefeito Firmino e registrou na sua página no Instagram sua trajetória política por décadas ao lado de Firmino Filho, veja: 

A vice-governadora Regina Sousa (PT-PI), manifestou acerca do lamentável fato que culminou com a trágica morte do líder político do PSDB de Teresina, Firmino Filho, assim:

"O impossível acontece? Não. Se aconteceu, era possível. Agora, eu posso continuar achando inacreditável o que aconteceu. Firmino passava serenidade, calma, tranquilidade, espiritualidade. 

Foto: DivulgaçãoVice-governadora Regina Sousa, na sede da Associação Beneficente São Paulo Apóstolo, a mantenedora da Pastoral do Povo de Rua
Vice-governadora Regina Sousa lamenta morte de Firmino Filho

Não combina com ele o que ocorreu. Tinha uma intimidade e uma cumplicidade com Teresina, que lhe fez prefeito quatro vezes, ninguém governa sua cidade quatro vezes, sem um laço de amor muito forte. Não, não combina, não tem explicação, a não ser aceitar que é mais um  ato da “divina comédia humana, onde nada é eterno." Vai em Paz, Firmino. Minha solidariedade aos familiares.

Ao despedir-se da administração da Prefeitura de Teresina no dia 1º de janeiro do ano em curso, Firmino Filho gravou um vídeo (selfie) em que desejou felicidades aos novos gestores. Mas fez uma emocionante despedida dizendo assim:

"É tempo de despedidas. Sigo com o coração em paz e absolutamente grato. Vamos começar uma nova história. É tempo de despedidas. Sigo com o coração em paz e absolutamente grato. Vamos começar uma nova história". Confira em sua página no Instagram:

O JTNEWS, por meio de sua equipe roga ao Pai Celestial para que conceda o descanso Eterno ao prefeito FIRMINO FILHO, ao tempo em que solidariza-se com seus familiares, amigos  e apoiadores neste momento de imensa dor.

Descanse em Paz...

Fonte: JTNEWS

Comentários