Após críticas de Paulo Guedes, FMI anuncia fechamento do escritório no Brasil

Nessa quarta-feira (15), em São Paulo, o ministro disse que os técnicos do órgão poderiam “fazer previsão em outro lugar”

Nesta quinta-feira (16/12), o Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou que fechará seu escritório no Brasil. Segundo a instituição, a decisão está tomada e acontecerá até o dia 30 de junho de 2022, quando termina o prazo da atual representação no país.

Foto: Reprodução/Twitter @MinEconomiaMinistro da Economia, Paulo Guedes discursou em evento do CLP em São Paulo
Ministro da Economia, Paulo Guedes discursou em evento do CLP em São Paulo

A decisão ocorre após uma série de críticas públicas feitas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, ao órgão.

Organização internacional criada em 1944, o Fundo Monetário Internacional reúne 188 países e destina-se a promover a cooperação monetária global. Recursos do fundo já auxiliaram o país em momentos de crise.

Mais de uma vez, Paulo Guedes reclamou de previsões do FMI e de outros economistas a respeito das previsões sobre o crescimento do país. Nessa quarta-feira (15), em São Paulo, o ministro disse que os técnicos do órgão poderiam “fazer previsão em outro lugar”.

No mesmo evento, Guedes afirmou que já tinha assinado a dispensa da missão do FMI, mas dizia que eles poderiam manter o escritório, caso quisessem.

“Já há muitos anos que não precisavam estar aqui. Ficaram porque gostam de feijoada, futebol, conversa boa, e de vez em quando criticar um pouco e fazer previsão errada”.

Fonte: JTNEWS com informações do Congresso em Foco

Comentários