Após 21 anos em regime fechado, Correia Lima passa a cumprir pena em regime semiaberto

A progressão de regime foi concedida nessa quarta-feira (9) pela juíza Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba

José Viriato Correia Lima, ex-coronel da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), condenado por chefiar o crime organizado no Piauí nas décadas de 1980 e 1990, deve passar a cumprir a pena no regime semiaberto, após 21 anos cumprindo pena em regime fechado.

Foto: Arquivo Cidade VerdeEx-coronel Correia Lima
Ex-coronel Correia Lima

O ex-coronel foi condenado a 129 anos e 8 meses de reclusão em regime fechado, e cumpre pena na Penitenciária Mista de Parnaíba desde 1999. Confira a decisão na íntegra.

A progressão de regime foi concedida nessa quarta-feira (9) pela juíza Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba, com o argumento de que Correia Lima possui os requisitos para obtenção do regime.

A magistrada levou em consideração o relatório psicológico de Correia Lima, que afirma que o ex-coronel "apresenta boa conduta, demonstrando capacidade para criar e manter vínculos afetivos, tendo bom relacionamento com colegas e mantendo respeito a funcionários da unidade penal. Encontra-se num estado psicológico normal, com juízo crítico de realidade dentro do curso da normalidade, com algumas variações de humor, o que pode ser considerado aceitável considerando a realidade vivenciada pelo mesmo. […] o estado mental do reeducando encontra-se dentro da normalidade, não havendo alterações de consciência, sem alucinações ou delírios."

Além disso, o relatório também afirma que " a possibilidade de reinserção a sociedade é possível, por se tratar de pessoa que no sistema prisional apresentou boa conduta, não ferindo normas internas."

Com a decisão, Correia Lima passa a cumprir o novo regime na Colônia Agrícola Major César, em Teresina.

Fonte: JTNEWS com informações da TV Cidade Verde

Comentários