Apenas 60% do transporte público está funcionando em Teresina (PI) e SETUT alega risco de colapso

Atrasos nos repasses dos subsídios da Prefeitura de Teresina têm dificultado a situação do sistema

Nesta quinta-feira (29/04) apenas 60% da frota de ônibus que atendem a zona sudeste de Teresina está funcionando. A informação foi confirmada pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (SETUT), que voltou a afirmar que os atrasos nos repasses dos subsídios da Prefeitura de Teresina têm dificultado a situação do sistema, inclusive com risco de colapso.

Foto: Roberta AlineMotoristas e cobradores de ônibus reiniciam greve, em Teresina
Apenas 60% da frota de ônibus que atendem a zona sudeste de Teresina (PI) estão funcionando

O SETUT  divulgou na última terça, o resultado de um levantamento realizado pela empresa para contabilizar os impactos da pandemia da COVID-19 no transporte público por ônibus de Teresina, no Piauí.

Os dados divulgados apontam que desde o início da crise sanitária do Coronavírus, a queda na arrecadação das empresas do setor vem caindo de forma contínua, chegando aos 90% em março deste ano, acompanhada pela diminuição gradual de passageiros transportados e aumentando o déficit entre os custos da operação do transporte e os valores obtidos para fechar essa conta.

“O sistema de transporte coletivo urbano de Teresina continua em uma situação muito crítica. Fechamos o mês de março com a arrecadação proporcional a 12% do que se arrecadava antes da pandemia e com o custo operacional consideravelmente superior a esse percentual de arrecadação. Para se ter uma ideia, o que se arrecada no dia a dia sequer está sendo suficiente para que se faça o abastecimento dos veículos com óleo diesel e, dessa forma, garantir a operação do dia seguinte”, disse o coordenador técnico do SETUT, Vinicius Rufino, em nota divulgada para a imprensa.

Fonte: JTNEWS

Comentários