Anvisa inclui a Ivermectina no rol de medicamentos controlados

O vermífugo foi incluído em uma lista que conta com a cloroquina, a hidroxicloroquina e a nitazoxanida

A Anvisa decidiu incluir a ivermectina no rol de medicamentos controlados. A compra do vermífugo nas farmácias só poderá ser feito com receita médica.

Foto: ReproduçãoMedicamentos controlados
Medicamentos controlados

O vermífugo foi incluído em uma lista que conta com a cloroquina, a hidroxicloroquina e a nitazoxanida. A necessidade de receita para estes medicamentos vai durar até o fim da pandemia.

A resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa prevê que “a receita deve ser prescrita de forma legível, sem rasuras, em 2 (duas) vias” e deverá conter informações sobre a identificação do médico, do paciente, o nome da substância e a data de emissão. A receita médica terá prazo de 30 dias.

Apesar da procura pelo vermífugo para o tratamento da COVID-19, a Anvisa soltou uma nota neste mês para afirmar que não há estudos conclusivos que comprovem a eficácia da ivermectina.

No texto, a agência também afirmou que o uso do vermífugo off label –fora da bula– é de escolha e responsabilidade médica.

No mês passado, Jair Bolsonaro defendeu o uso do medicamento e disse que o vermífugo defendido pelo ministro Marcos Pontes “dá resultado até melhor que cloroquina”.

Fonte: O Antagonista

Comentários