Antiga Maternidade Dona Evangelina Rosa será transformada em Complexo de Saúde Especializado
A previsão é que tanto o processo de licitação quanto as obras ocorram ainda neste ano, permitindo que os novos espaços estejam em pleno funcionamento no início de 2025.O governador Rafael Fonteles visitou, na última terça-feira (23), a antiga sede da Maternidade Dona Evangelina Rosa, situada no Bairro Cristo Rei, em Teresina. Anunciou-se que o local passará por reformas e será convertido em um complexo dedicado a serviços de saúde, abrangendo quatro áreas distintas: Centro de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa (Casp), Centro Integrado de Prevenção e Cuidado em Saúde Mental, Central de Exames e Diagnósticos, e um Centro Especializado para Tratamento do Transtorno do Espectro Autista.

O governador ressaltou a importância do espaço, considerando-o estratégico e bem localizado. Com a nova Maternidade Dona Evangelina Rosa já em pleno funcionamento como a maior e melhor maternidade pública do Brasil, o prédio será adaptado para se tornar um amplo complexo de clínicas especializadas, atendendo a grupos específicos da população.
Rafael Fonteles destacou a relevância de cada setor do complexo para os respectivos públicos beneficiados. O antigo Instituto de Perinatologia será transformado em um centro especializado para pessoas com autismo, visando oferecer terapias conforme as recomendações do Ministério da Saúde. Além disso, o complexo incluirá uma central de diagnóstico por imagem para atender aqueles que buscam exames provenientes da telessaúde, evitando a necessidade de deslocamento a ambientes hospitalares. Haverá também um espaço especializado para atendimento à pessoa idosa, oferecendo serviços de diversos especialistas e exames voltados para melhorar a qualidade de vida. O complexo abrangerá ainda clínicas especializadas em saúde mental, atendendo a crianças, adultos e idosos.

A previsão é que tanto o processo de licitação quanto as obras ocorram ainda neste ano, permitindo que os novos espaços estejam em pleno funcionamento no início de 2025. Todos os investimentos necessários para as obras e aquisição de equipamentos serão providenciados pelo Governo do Estado.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça Justiça condena Latam a pagar indenização após passageira passar noite em saguão por falha em voo
-
Geral Lula se reúne com papa Leão XIV no Vaticano e destaca combate à fome e desigualdade
-
Segurança Pública Bandido morre em troca de tiros após tentar roubar fazenda no Sul do Piauí
-
Política Gestão da frota em Isaías Coelho (PI) acumula R$ 3,5 milhões em gastos sem comprovação; prefeito é multado
-
Segurança Pública Polícia fecha baile de reggae comandado por membro do Bonde dos 40 na Vila Dagmar Mazza
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral A criança que deixei na estrada
-
Justiça Justiça condena banco por descontos indevidos em benefício de idoso em Parnaíba
-
Segurança Pública Acusado de aplicar golpe do falso advogado no Maranhão é preso em Teresina
-
Geral Ministro Barroso anuncia aposentadoria do STF dias após entregar cargo a Fachin
-
Política Ronaldo Caiado debocha de Ciro Nogueira como possível vice de Tarcísio: “é vergonhoso”