O tenente Alexandre Filipe Tupinambá Silva, da Polícia Militar do Piauí, foi preso nesse sábado (18) suspeito de matar uma pessoa e se apropriar do seguro de vida da vítima. A informação foi confirmada pela PM, que não deu mais detalhes sobre o crime.
Após a prisão, o oficial foi encaminhado ao Presídio da Polícia Militar, no Quartel do Comando Geral, em Teresina, e deve passar por audiência de custódia, quando um juiz decidirá se ele permanecerá detido. Não é a primeira vez que o oficial se envolve em casos criminais e administrativos.
Condenação por furto contra Flora Izabel
Em janeiro de 2025, o Conselho de Justiça Especial condenou o tenente Alexandre Tupinambá Silva a 3 anos, 7 meses e 6 dias de prisão, em regime aberto, pelo crime de peculato-furto. Ele havia furtado cheques da conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), Flora Izabel, causando um prejuízo estimado em R$ 100 mil.
Segundo a denúncia do Ministério Público do Piauí, Alexandre Tupinambá Silva, que era motorista de Flora Izabel quando ela ainda era deputada estadual, teria abusado da confiança da ex-parlamentar, utilizando os cheques furtados para falsificar assinaturas e justificar a emissão dos documentos, alegando ser sócio dela. A denúncia foi recebida em julho de 2023 pelo juiz Raimundo José de Macau Furtado, da 8ª Vara Criminal de Teresina.
Indiciamento por furto de carro de empresário em Teresina
Em outro episódio, a Polícia Civil do Piauí indiciou o tenente Alexandre pelo crime de furto qualificado pelo abuso de confiança contra o empresário Jean Franco de Vasconcelos Veloso, proprietário da empresa JF Auto Center. O oficial teria subtraído um carro, modelo Renault Kwid, que posteriormente foi usado para quitar uma dívida de R$ 18 mil a um agiota na zona leste de Teresina. O inquérito foi concluído no dia 16 de abril de 2025.
O crime ocorreu em junho de 2023, mas só foi registrado oficialmente em novembro do mesmo ano, quando a vítima percebeu que o veículo havia sido repassado sem autorização. O boletim de ocorrência ainda aponta que o sistema de rastreamento do carro havia sido desativado, impedindo a recuperação imediata do automóvel.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1