A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta terça-feira (15) o julgamento do último núcleo da trama golpista.
A sessão começa com o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, e segue com os votos dos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino. Ao final do julgamento, os ministros definirão as penas dos réus condenados.
O chamado "núcleo 2" reúne acusados de tentar interferir nas eleições de 2022, monitorar autoridades públicas e elaborar a chamada minuta do golpe.
Na última semana, a PGR (Procuradoria-Geral da República) reforçou o pedido de condenação dos réus pelos cinco crimes da denúncia: organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano ao patrimônio da União e deterioração de bem tombado.
O grupo é composto por seis réus, sendo a maioria ex-assessores de Bolsonaro e servidores do Ministério da Justiça. Veja abaixo:
- Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal);
- Marcelo Costa Câmara, ex-assessor de Bolsonaro;
- Marília Ferreira de Alencar, delegada da PF (Polícia Federal) e ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça;
- Fernando de Sousa Oliveira, delegado da PF e ex-diretor de Operações do Ministério da Justiça e ex-secretário-adjunto de Segurança Pública do DF;
- Mario Fernandes, ex-secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência;
- Filipe Garcia Martins, ex-assessor da Presidência da República.
Fonte: JTNEWS com informações da CNN Brasil