Dez novos presos da Cadeia Pública de Altos (CPA), no Piauí, foram transferidos para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) com traços de intoxicação. No início do mês, 48 presos da CPA também apresentaram os mesmos sintomas.
Segundo as informações da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), é uma infecção que pode ter sido originada por contaminação da água que abastece a unidade. O secretário de Justiça, Carlos Edilson, os detentos apresentaram edemas nos membros inferiores, aumento da pressão e palidez cutânea. Após o parecer médico da equipe de saúde da unidade, os detentos foram levados ao HUT para receber tratamento mais preciso. Um dos presos levados veio a óbito.
O secretário de Justiça afirmou ainda que um médico neurologista, um infectologista e um nefrologista estiveram na unidade e avaliaram o caso, que está em processo de investigação. Já existem alguns resultados e possíveis diagnósticos, mas a Sejus aguarda a saída do resultado de todos os exames para apresentar um diagnóstico geral.
Em parceria com a Secretaria de Saúde, médicos estão instalados permanentemente na unidade, fazendo o atendimento ambulatorial. Uma limpeza foi feita no encanamento e na caixa d'água que abastece a unidade e um tratamento na água também será feito.
A Sejus divulgou os números (86) 99406 9221 / 99596 9633 / 9990926 33 para que as famílias dos detentos da CPA entrem em contato para mais informações sobre os detentos.
Fonte: JTNEWS com informações da TV Cidade Verde