Justiça

O II Encontro Nacional de Diretores de Unidades Prisionais aconteceu esta semana em São Paulo

O encontro tem como objetivo o intercâmbio de boas práticas e o compartilhamento de informações sobre o sistema penitenciário

Foto: Divulgação Sejus/PI
II Encontro Nacional de Unidades Prisionais

Aconteceu na última segunda e terça-feira (04 e 05), o II Encontro Nacional de Diretores de Unidades Prisionais, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional. O evento aconteceu em São Paulo.

Aberto pelo diretor geral do Depen Nacional, Fabiano Bordignon, encontro tem como objetivo o intercâmbio de boas práticas e o compartilhamento de informações sobre o sistema penitenciário. Participaram aproximadamente 230 pessoas, dentre elas 140 diretores de unidades prisionais dos 26 estados, além do Distrito Federal.

Foto: Jacinto Teles/JTNews
Diretor Geral do Depen, Fabiano Bordignon, na Escola Nacional de Serviços Penais 

“Reunir os dirigentes do sistema prisional é um desafio que o Depen tem conseguido realizar com a ajuda dos secretários de Estado de administração prisional. No próximo ano, teremos outros encontros que permitirão a participação de ainda mais servidores, buscando a troca de informações e experiências”, disse Bordignon.

“O acompanhamento das rotinas diárias pelo diretor da unidade é fator determinante na retomada do controle das unidades.” afirmou o diretor.

Participaram também do evento, o diretor de Inteligência da Secretaria de Estado da Justiça [Sejus - PI], o Delegado Charles Pessoa (que também foi um dos palestrantes do evento), e os diretores das penitenciárias de Parnaíba e São Raimundo Nonato, Flávio Evandir e José Melo e o diretor de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Sandro Abel Souza Barradas que foi um dos coordenadores e palestrante do evento.

Foto: Jacinto teles/jtnEws
Sandro Abel Barradas, foi um dos coordenadores do II Encontro Nacional de Diretores de Unidades Prisionais

Para Flávio Evandir, diretor da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, o evento foi de suma importância para o desenvolvimento profissional como gestor. “Foi uma experiência muito enriquecedora, haja vista que muitos dos temas debatidos são do nosso cotidiano.

Foi um evento que nos faz ampliar a visão de diretor de unidade prisional com palestras de pessoas gabaritadas. Tudo isso vai refletir na dinâmica da execução penal e da inteligência prisional da unidade”, disse o diretor.

O diretor de Inteligência da Sejus-PI, Delegado Charles Pessoa, viu o encontro como uma maneira de aprimoramento do sistema penitenciário brasileiro.

Foto: Divulgação Charles Pessoa/Arquivo Pessoal
Delegado Charles Pessoa palestrando no II Encontro Nacional de Diretores de Unidades Prisionais em São Paulo - SP

“Esse encontro teve vários pontos positivos e foi de suma importância para o aprimoramento da gestão penitenciara brasileira. Um momento para integração, compartilhamento de ideias e ações entre os gestores de todos os estados, e isso gera um resultado positivo para o sistema penitenciário”, afirmou Charles.

No primeiro dia, o evento foi transmitido ao vivo para as escolas penitenciárias dos 26 Estados e do Distrito Federal, para maior propagação das informações apresentadas nos painéis e debates.

O presidente da Federação das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs), Valdeci Ferreira; o juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Luiz Carlos Rezende e Santos, e o presidente voluntário do Conselho de Administração da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), Tomáz de Aquino Resende, falaram sobre a humanização do cárcere como caminho para a melhor custódia do preso.

Na terça-feira, os participantes debateram a capacitação dos servidores, o controle prisional, a automação de portas de celas e novas tecnologias e o quociente emocional na formação do líder.

A educação e a empregabilidade do preso também foram discutidos em um dos painéis da tarde, após o agente da Polícia Federal, Leonardo Ferreira de Lira, apresentar o tema "problemas complexos não se resolvem com soluções simples".

Fonte: JTNews com informações da Sejus-PI

Última Notícias