O Presídio denominado Cadeia Pública de Altos inaugurado dia (23/07) no Município de Altos no Piauí, com a presença do governador Wellington Dias (PT), que leva o nome do Agente Penitenciário, Antônio José de Sousa Filho (in memorian), já recebeu até ontem (10), 170 presos provisórios.
Nessa quinta-feira (10) a Redação do JTNews conversou com o diretor da Unidade Penal, o Agente Penitenciário, Antônio Vinícius da Silva Rodrigues, acerca da ocupação do espaço prisional com os novos habitantes privados da liberdade e de onde eles (presos) estão vindo, o qual manifestou-se dizendo que
"Os internos estão vindo oriundos da casa de custodia e audiências de custódia em Tersina. Chegam de forma gradativa, para que os procedimentos da Unidade Prisional sejam massificados e que possamos manter não apenas a organização, mas também a disciplina, primando sempre pelo respeito e pela dignidade da pessoa humana", declarou Vinícius Rodrigues.
O JTNews também ouviu o diretor de Inteligência do Sistema Penitenciário, o delegado Charles Pessoa [que é o substituto do Secretário da Justiça, o advogado licenciado Carlos Edilson Rodrigues Barbosa de Sousa], que informou à JTNews:
"A Unidade Penal está em pleno funcionamento e atendendo um cronograma pré-estabelecido pela própira gestão da Secretaria da Justiça, a semana inicial foi direcionada para alinhamento dos servidores que estão lotados na Unidade Prisional e após esse alinhamento começou a primeira inclusão de presos. Todas as inclusões estão ocorrendo dentro de um padrão de protocolo oriundo do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), e aí a Unidade continuará recebendo presos normalmente, tanto das audiências de custódia, como presos removidos de outras unidades prisionais, de acordo com o cronograma estabelecido pela Secretaria da Justiça, concluiu Charles Pessoa, o diretor de Inteligência do Sistema Prisional piauiense.
O Estabelecimento Penal tem capacidade para receber dentro da absoluta normalidade 603 presos, portanto ainda devem ser removidos centenas de detentos para a Unidade Prisional no Município de Altos no Piauí.Muitos celas aguardam receber presos provisórios, atendendo ao Planejamento de Segurança Prisional já estabelecido pela gestão prisional do Estado. As remoções são realizadas por integrantes de escolta do Comando de Operações Prisionais (COP).
Fonte: JTNews