Justiça

Justiça ouve testemunhas na audiência de instrução da vereadora Tatiana Medeiros

O processo decorre de investigação que apura suposta atuação de facção criminosa nas eleições municipais.

Foto: Reprodução / GP1
Vereadora Tatiana Medeiros sendo conduzida pela Polícia Federal

Começou na manhã desta segunda-feira (24) a audiência de instrução e julgamento da vereadora Tatiana Medeiros (PSB), de seu namorado, Alandilson Cardoso Passos, e de outros sete réus investigados na Operação Escudo Eleitoral. Hoje, serão ouvidas as testemunhas do Ministério Público. Os trabalhos seguem até sexta-feira (28), no Fórum Eleitoral de Teresina, sob responsabilidade da 98ª Zona Eleitoral.

Foto: Reprodução / GP1
Tatiana Medeiros

O processo decorre de investigação que apura suposta atuação de facção criminosa nas eleições municipais de 2024. O Ministério Público Eleitoral denunciou a vereadora pelos crimes de organização criminosa, corrupção eleitoral, lavagem de dinheiro, peculato e falsidade ideológica. Alandilson Cardoso é acusado de organização criminosa, corrupção eleitoral, violação de sigilo do voto, usura e lavagem de dinheiro.

Também respondem na mesma ação: Stenio Ferreira Santos, Maria Odelia de Aguiar Medeiros, Emanuelly Pinho de Melo, Lucas de Carvalho Dias Sena, Bruna Raquela Lima Sousa, Savio de Carvalho França e Bianca dos Santos Teixeira Medeiros.

No início da manhã, antes da abertura oficial da sessão, a juíza Júnia Feitosa conversou com a imprensa e explicou como será conduzida esta etapa do processo. Ela detalhou o fluxo da audiência. “Vamos dar início à audiência de instrução e julgamento. Hoje serão ouvidas as testemunhas arroladas na denúncia. Todos os denunciados estão presentes.”, afirmou.

A magistrada também contextualizou o objetivo desta fase da ação penal. “As provas produzidas na fase inquisitorial precisam ser confirmadas sob contraditório e ampla defesa. Hoje começaremos a colher essas provas. Após essa etapa, seguem as testemunhas da defesa e os interrogatórios”, explicou.

Sobre possíveis incidentes processuais que podem ocorrer durante a semana, ela reforçou que eventuais pedidos das partes serão avaliados dentro do que prevê a legislação. “Em audiência criminal é comum haver pedidos das partes, como contraditas de testemunhas. Tudo será analisado conforme o Código de Processo Penal. Nossa função é garantir paridade de armas entre acusação e defesa”, disse.

Posicionamento da defesa de Tatiana Medeiros

Antes do início da sessão, o advogado de Tatiana Medeiros, Francisco Medeiros, falou sobre as expectativas da defesa para esta fase do processo e comentou como a equipe jurídica pretende atuar ao longo da semana. “Acreditamos que, no momento oportuno, a verdade prevalecerá. Confiamos no Poder Judiciário piauiense. O andamento do processo vai definir nossas teses, e ao longo da semana entenderemos como essa audiência se desenvolverá”, declarou.

Ele também comentou a situação atual da vereadora, que cumpre prisão domiciliar desde junho. “Ela continua laudada, mas veio cumprir o que foi determinado”, afirmou.

Fonte: JTNEWS com informações do GP1

Última Notícias