Ambientalista denuncia derramamento de chorume em aterro sanitário de Teresina
De acordo com Dionísio Carvalho, no local, a estação de tratamento desse resíduo não está funcionando devido a grande quantidade de chorume que está sendo produzidoO ambientalista Dionísio Carvalho denunciou o derramamento de chorume, líquido tóxico proveniente da decomposição da matéria orgânica do lixo, no aterro sanitário de Teresina, que fica localizado na zona Sul.

De acordo com o ambientalista, no local, a estação de tratamento desse resíduo não está funcionando devido a grande quantidade de chorume que está sendo produzido.
Dionísio Carvalho relatou que esteve no local no último domingo (24/04) capturando imagens da situação e constatou o material tóxico escorrendo pela vegetação noentorno do aterro sanitário.
O ambientalista destacou ainda que esteve na manhã desta segunda-feira (25) na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente para a realização de um Boletim de Ocorrência contra a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) e empresa responsável pela limpeza pública de Teresina.
“Estamos fazendo um boletim na Delegacia de Meio Ambiente contra a Semduh e a Litucera. Vamos ao Ministério Público protocolar uma ação solicitando a desativação do aterro de Teresina. Esse resíduo tem que sair de Teresina porque a população do entorno é afetada por esse aterro sanitário na cidade”, diz Dionísio Carvalho.
Em nota, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) informou que as chuvas intensas dos últimos dias provocaram na manhã do domingo (24), o rompimento de uma barreira de contenção entre uma lagoa e o aterro sanitário e que o problema foi resolvido no mesmo dia pela empresa responsável pela limpeza pública da capital.
"As chuvas intensas dos últimos dias provocaram o rompimento de uma barreira de contenção entre uma lagoa e o aterro municipal", diz trecho da nota.
Confira nota da Semduh na íntegra:
"A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), informa que as chuvas intensas dos últimos dias provocaram o rompimento de uma barreira de contenção entre uma lagoa e o aterro municipal.
O problema, entretanto, foi prontamente solucionado. A empresa terceirizada, responsável pela limpeza pública de Teresina, coordenada pela SEMDUH, agiu imediatamente e já está tudo regularizado.
Quanto ao fechamento do aterro, a SEMDUH informa que o município tem licença ambiental para o funcionamento do local e que o aterro municipal está adequado para o uso, seguindo todas as normas e regulamento, segundo os relatórios de controle".
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Política Governo do Piauí fecha contrato de mais de R$ 1 milhão para manutenção de estrada vicinal em Vera Mendes
-
Justiça Justiça mantém sentença que garante recomposição salarial a servidor público do Piauí
-
Segurança Pública Polícia Militar prende homem suspeito de tráfico de drogas em Floriano (PI)
-
Segurança Pública Motociclista morre após colidir com caminhão na BR 343 em Angical do Piauí
-
Segurança Pública Homem que assassinou ex-namorada em Beneditinos (PI) usou arma de policial
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política Ex-prefeito de Castelo do Piauí tem contas reprovadas e é multado por irregularidades em licitação de kits pedagógicos
-
Segurança Pública Delegado de Caxias (MA) morre e dois policiais são baleados durante operação
-
Segurança Pública Corregedor-geral adjunto da Polícia Militar do Piauí é denunciado por importunação sexual pelo Ministério Público
-
Política Fiscalização aponta falhas graves e atraso na entrega de remédios em Redenção do Gurgueia (PI)
-
Segurança Pública Caçada a assassino de delegado entra no segundo dia em área de matagal em Timon (MA)