Amazonense Beto Simonetti é eleito presidente nacional da OAB para o triênio 2022-2025

Simonetti é o segundo amazonense a presdir a Instituição nacional dos advogados brasileiros após Bernardo Cabral, reltor da Constituinte de 87/88 no Congresso Nacional

O advogado Beto Simonetti, conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pelo estado do Amazonas, foi eleito presidente nacional da instituição para o triênio 2022-2025, durante votação realizada na noite desta segunda-feira (31/1), em Brasília, na sede nacional da entidade. A chapa “OAB de Portas Abertas” encabeçada por Simonetti recebeu 77 dos 81 votos. 

Foto: OBA NACIONAL/DIVULGAÇÃOConselheiro federal da OAB pelo Amazonas, Beto Simonetti é o novo presidente do OAB Nacional
Conselheiro federal da OAB pelo Amazonas, José Alberto Simonetti é o novo presidente do OAB Nacional

A posse será nesta terça-feira (1º/2), também na sede nacional da OAB, a partir das 9h. A sessão será restrita, por causa da pandemia, e será transmitida ao vivo pelo Youtube da OAB.

Em discurso depois de o resultado ser proclamado, muito emocionado, Simonetti agradeceu pelos votos e reafirmou compromisso com a defesa das pautas da advocacia. "Quero selar um compromisso com os advogados e advogadas do Brasil, ser um defensor desse país, um defensor intransigente dos nossos direitos e prerrogativas. Meu compromisso é verdadeiro, é real, é honesto, é leal", disse o presidente eleito do Conselho Federal da OAB.

Foto: Flickr/STJMarcus Vinicius Furtado Coelho
Marcus Vinicius Furtado Coelho quando foi presidente da OAB-Nacional, na foto, ao lado dos ministros do STF e do STJ, respectivamente Dias Toffoli e João Otávio de Noronha

Simonetti destacou as gestões de Marcus Vinicius Furtado Coêlho e de Cláudio Lamachia à frente da Ordem, “mudando o rumo da instituição”. Ele também se disse orgulhoso por ter participado, como secretário-geral, da gestão do presidente Felipe Santa Cruz, a quem sucederá na presidência. “A história contará o nosso esforço para fazer tudo o que fizemos durante a pandemia”, disse Simonetti dirigindo-se a Santa Cruz.

Santa Cruz fez um breve discurso em que enalteceu a lealdade de Simonetti. “Nós, um milhão e trezentos mil advogados, podemos e devemos ter as nossas divergências, mas nós sabemos que algo maior nos une que é o compromisso com o sistema OAB e para que ele sobreviva é preciso ter caráter e lealdade. Lealdade não é concordar, mas saber apoiar para ser apoiado”, disse. “A Ordem está em boas mãos, então a democracia brasileira também está”, finalizou Santa Cruz. 

Perfil do novo presidente da OAB-Nacional

O novo presidente da OAB se chama José Alberto Simonetti, mas adota “Beto Simonetti”, que é como é tratado desde que começou na profissão de advogado, em 2001. Ele é formado em direito pela Universidade Nilton Lins e pós-graduado em direito penal e processo penal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Beto Simonetti é o segundo amazonense a assumir o posto mais alto na OAB, entidade que completará 92 anos em 2022. Antes dele, Bernardo Cabral, presidiu a instituição de 1981 a 1983.

Além de Beto Simonetti, também compõem a nova Diretoria do Conselho Federal da OAB o vice-presidente Rafael Horn, a secretária-geral Sayury Otoni, a secretária-geral-adjunta Milena Gama e o diretor-tesoureiro Leonardo Campos.  

A votação

A abertura da cerimônia de votação foi feita pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, e presidida pelo conselheiro federal pelo Amapá Felipe Sarmento, decano do Conselho Federal.

Foto: OAB/DivulgaçãoFelipe Santa Cruz
Felipe Santa Cruz que passou a presidência da Ordem ao seu colega de diretoria, Beto Simonetti

Sarmento instalou o Colégio Eleitoral destinado à eleição da Diretoria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil para o triênio 2022/2025 e, em seguida, os três conselheiros de cada seccional foram chamados para votar. A chamada para o voto foi feita por ordem alfabética das bancadas. 

Após o término da votação, a Comissão de Apuração foi convidada a contar os votos, totalizando 77 votos válidos a favor da chapa “OAB de Portas Abertas”, dois em branco e um voto nulo. Em seguida, a chapa eleita foi convidada para presidir a mesa e o resultado foi proclamado.

Fonte: JTNEWS com informações da Agência da OAB Nacional

Comentários