Assembleia Legislativa homenageia a ASA Brasil pelos seus 20 anos em defesa do semiárido do PI e MG

Autor do requerimento , o deputado Francisco Limma disse que a ASA Brasil é composta por centenas de entidades do Nordeste e do Norte de Minas, abrangendo 12% do território nacional

Na manhã da última segunda-feira (13), a Assembléia Legislativa do Piauí (ALEPI), realizou sesssão solene em homenagem aos 20 anos da  Articulação do Semiárido do Brasil (ASA BRASIL), cuja iniciativa partiu do deputado Francisco Limma (PT-PI). Participaram do evento, deputados, lideranças de movimentos sociais,  populares, além de representantes de vários orgãos ligados ao semiárido.

Foto: Joelia Cantuaria/JTNewsDeputado Lima, autor do requerimento em homenagem a ASA do Brasil.
Deputado Limma, autor do requerimento em homenagem a ASA Brasil.

Autor do requerimento, o deputado Limma, ao falar na tribuna da ALEPI disse que a ASA Brasil é composta por centenas de entidades do Nordeste e do Norte de Minas Gerais, abrangendo 12% do território nacional. Segundo o parlamentar petista, "de 2003 para cá, as políticas públicas em favor do semiárido têm melhorado, em face da atuação da ASA. Existe uma previsão para a construção de 13 mil cisternas, sendo que desse total, 52% já foram construídas. Limma parabenizou a todos pelos 20 anos da ASA Brasil," declarou Limma.

Carlos Alberto da Cáritas do Brasil, durante o discurso destacou a importância e as dificuldades na falta de um projeto voltado para as comunidades do semi-árido, defendeu a narrativa da convivência, valorizando a cultura, o saber dos agricultores e agricultoras, celebrando a contrução de escolas do semi-árido piauiense.Maria Betânia, secretária de Meio Ambiente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura – Fetag, disse que em 20 anos de existência a ASA Brasil nunca tinha ganho uma sessão solene. E destacou o Fórum de Convivência com o Semiárido, composto por 20 organizações, cujo papel mais importante tem sido mostrar as potencialidades do semiárido e combater o preconceito contra a população rural.

Foto: Joélia Cantuária/JTNEWSAlepi
Lideranças comunitárias lotam Plenário da ALEPI em homenagem a ASA Brasil

O diretor-geral do Emater, Francisco Guedes, ressaltou sua condição de sócio-fundador da ASA Brasil e o período em que trabalhou com o então deputado federal Wellington Dias, tendo ajudado na elaboração de projetos de interesse do semiárido.

Destacou também a atuação da ex-deputada Francisca Trindade, em defesa do semiárido. Guedes concluiu o discurso, lembrando o período em que apenas o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – Dncos era considerado importante, embora o correto não fosse combater a seca, mas sim criar condições para a convivência com ela, o que é feito nos dias atuais.

Fonte: JTNews

Comentários