Assembleia Legislativa homenageia a ASA Brasil pelos seus 20 anos em defesa do semiárido do PI e MG
Autor do requerimento , o deputado Francisco Limma disse que a ASA Brasil é composta por centenas de entidades do Nordeste e do Norte de Minas, abrangendo 12% do território nacionalNa manhã da última segunda-feira (13), a Assembléia Legislativa do Piauí (ALEPI), realizou sesssão solene em homenagem aos 20 anos da Articulação do Semiárido do Brasil (ASA BRASIL), cuja iniciativa partiu do deputado Francisco Limma (PT-PI). Participaram do evento, deputados, lideranças de movimentos sociais, populares, além de representantes de vários orgãos ligados ao semiárido.
Autor do requerimento, o deputado Limma, ao falar na tribuna da ALEPI disse que a ASA Brasil é composta por centenas de entidades do Nordeste e do Norte de Minas Gerais, abrangendo 12% do território nacional. Segundo o parlamentar petista, "de 2003 para cá, as políticas públicas em favor do semiárido têm melhorado, em face da atuação da ASA. Existe uma previsão para a construção de 13 mil cisternas, sendo que desse total, 52% já foram construídas. Limma parabenizou a todos pelos 20 anos da ASA Brasil," declarou Limma.
Carlos Alberto da Cáritas do Brasil, durante o discurso destacou a importância e as dificuldades na falta de um projeto voltado para as comunidades do semi-árido, defendeu a narrativa da convivência, valorizando a cultura, o saber dos agricultores e agricultoras, celebrando a contrução de escolas do semi-árido piauiense.Maria Betânia, secretária de Meio Ambiente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura – Fetag, disse que em 20 anos de existência a ASA Brasil nunca tinha ganho uma sessão solene. E destacou o Fórum de Convivência com o Semiárido, composto por 20 organizações, cujo papel mais importante tem sido mostrar as potencialidades do semiárido e combater o preconceito contra a população rural.
O diretor-geral do Emater, Francisco Guedes, ressaltou sua condição de sócio-fundador da ASA Brasil e o período em que trabalhou com o então deputado federal Wellington Dias, tendo ajudado na elaboração de projetos de interesse do semiárido.
Destacou também a atuação da ex-deputada Francisca Trindade, em defesa do semiárido. Guedes concluiu o discurso, lembrando o período em que apenas o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – Dncos era considerado importante, embora o correto não fosse combater a seca, mas sim criar condições para a convivência com ela, o que é feito nos dias atuais.
Fonte: JTNews
Comentários
Últimas Notícias
-
Esportes
Piauiense Stanley Torres leva a prata no Mundial de Veteranos de Judô
-
Justiça
Chefe de gabinete de Moraes visitou Papuda e viu celas para Bolsonaro
-
Geral
Famílias de crianças com Zika vírus começam a receber pensão vitalícia do Governo do Brasil
-
Política
Relatora Isabel Gallotti vota para cassar chapa de Cláudio Castro no TSE
-
Justiça
Moraes tem audiência com movimentos sociais para discutir megaoperação
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública
Polícia encontra corpos dos dois adolescentes desaparecidos em Timon
-
Saúde
Amamentar com segurança: quando a saúde da mãe exige atenção especial
-
Geral
Família faz vaquinha para custear reabilitação de adolescente baleado no Colégio CPI
-
Justiça
STJ valida "ronda virtual" da Polícia para localizar pornografia infantil
-
Política
TCE-PI multa ex-prefeito Dr. Pessoa e gestores por irregularidades em licitação de veículos para o transporte público