Agespisa realiza força-tarefa para restabelecer abastecimento em Canto do Buriti (PI)

No início da semana passada, oscilações de energia elétrica provocaram a queima da bomba do principal poço que abastece a cidade

A Agespisa mobilizou técnicos e equipamentos dos setores de operação e manutenção para atuar em caráter emergencial com o objetivo de restabelecer o abastecimento de água na cidade de Canto do Buriti, localizada a 409 quilômetros de Teresina.

Foto: DivulgaçãoEquipes utilizam máquina para tentar retirar a bomba queimada do poço em Canto do Buriti
Equipes utilizam máquina para tentar retirar a bomba queimada do poço em Canto do Buriti

No início da semana passada, oscilações de energia elétrica provocaram a queima da bomba do principal poço que abastece a cidade, fornecendo cerca de 90 mil litros de água por hora.

Por conta de dificuldades para retirar o equipamento danificado, foi necessário encaminhar uma máquina perfuratriz, com equipe de Teresina, para executar o serviço.

Porém, mesmo com o aparato, ainda não foi possível retirar a bomba queimada para realizar a substituição. A empresa então instalou uma nova bomba sobre o equipamento danificado, obtendo 20% da vazão original.

O abastecimento nas áreas centrais e baixas de Canto do Buriti está sendo regularizado gradativamente. Para restabelecer o fornecimento nas áreas altas, a Agespisa vai interligar, em caráter emergencial, um novo poço ao sistema ainda neste domingo (19).

Já a partir desta segunda-feira (20), técnicos da Superintendência Sul vão começar a equipar mais dois poços para garantir o abastecimento regular.

Na terça-feira (21), a empresa vai encaminhar equipes para a perfuração de pelo menos mais dois poços, um localizado em área de topografia elevada e outro para substituir o poço obstruído pela bomba queimada, caso não seja possível retirar o equipamento.

“Desde que detectamos o problema, os colaboradores da empresa têm trabalhado de forma ininterrupta para solucionar a situação. Com essas ações emergenciais, esperamos regularizar o abastecimento de Canto do Buriti. Estamos enviando mais equipes e todos os materiais necessários para os serviços que serão executados”, ressalta o diretor de Operações da Agespisa, José Maria Carvalho.

Fonte: Agespisa

Comentários